
Em audiência pública na manhã de quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Daniel Carvalho, secretarias municipais, conselho tutelar e entidades da rede de proteção discutiram como integrar serviços e garantir recursos no orçamento para ampliar o atendimento e a defesa de direitos de crianças e adolescentes.
Entre as principais demandas apresentadas está a garantia de equipamentos, melhorias estruturais nos prédios dos conselhos tutelares e o fornecimento regular de combustível para os veículos utilizados nos atendimentos. Outro encaminhamento para a Prefeitura de Teresina está a inclusão de novas unidades do CRAS no Plano Plurianual (PPA).

“O que a gente pede é pouco em relação ao nosso trabalho. O que a gente quer é que a rede seja ampliada e funcional. Ao acolher um adolescente ou uma criança, frequentemente nos deparamos com situações vexatórias nos próprios abrigos, negando um direito fundamental, que é zelar pelo direito de criança e adolescente”, lamentou a conselheira tutelar Socorro Arraes.

O foco é debater estratégias, levantar os problemas e buscar soluções rápidas e eficientes, segundo Daniel Carvalho. “Esta Casa tem o papel de analisar e votar o orçamento da Prefeitura Municipal, e queremos discutir como destinar mais recursos e como assegurar que crianças e adolescentes de Teresina sejam cada vez mais acolhidos”, disse.

Também foi debatida a criação de campanhas contra a exploração de crianças em vias públicas. “Vamos também cobrar do Estado a abertura da Delegacia Especializada de Atendimento ao Menor Infrator”, acrescentou o vereador Daniel Carvalho.

A conselheira Regina Lucia Alves da Costa, do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PI), alertou que os profissionais da assistência social estão adoecendo. “Muitos deles pedem para sair porque a demanda é muito grande. Não é que não temos capacidade, é que o Estado não nos dá os instrumentos necessários”, disse ela, explicando que recorrem às ONGs e organizações sociais. Segundo Regina, também não há um espaço adequado para atuar com essas políticas públicas, o que agrava ainda mais a situação dos profissionais.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano