A Câmara Municipal de Teresina aprovou, em segunda votação nesta quarta-feira (24), o projeto de lei que cria o Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental dos Servidores Públicos, de autoria do vereador Leôndidas Júnior (PSB) e subscrito pelo vereador Enzo Samuel (PDT). A proposta tem como objetivo oferecer ações de prevenção, acolhimento e apoio psicossocial aos trabalhadores da administração direta e indireta do município.
.jpeg?no-cache=1759152657416)
Entre as diretrizes estão a promoção do bem-estar no ambiente de trabalho, a prevenção do adoecimento psíquico relacionado às funções públicas, a criação de ambientes laborais mais saudáveis e a identificação de fatores de risco psicossociais, além do encaminhamento dos servidores à rede de saúde quando necessário.
As ações poderão incluir campanhas informativas e educativas, rodas de conversa, palestras, oficinas, atendimento psicológico pontual e capacitação de gestores para identificar sinais de sofrimento psíquico.
Para o autor da proposta, a valorização do servidor é essencial para a melhoria dos serviços prestados à população.
“Cuidar da saúde mental dos servidores é fundamental para que eles possam desempenhar bem suas funções e, consequentemente, oferecer um melhor serviço à população”, afirmou Leôndidas Júnior, ressaltando que as diretrizes foram apresentadas pelo professor Wilson da Educação.
O vereador destacou ainda que seu gabinete está aberto para receber ideias e propostas de interesse coletivo.
O projeto segue agora para o prefeito Silvio Mendes, que poderá sancionar ou vetar a proposta. Caso sancionado, o programa entra em vigor imediatamente.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano