A Câmara de Vereadores aprovou em duas votações, o projeto de lei do vereador Leôndidas Junior (PSB) que garante ao consumidor a possibilidade de quitar débitos de água e energia elétrica no momento da suspensão do serviço. A proposta obriga as concessionárias a oferecerem meios de pagamento modernos, como cartão de crédito, débito e Pix, diretamente no ato de suspensão dos serviços.

Segundo o parlamentar, a iniciativa busca proteger os consumidores e evitar transtornos causados pelos cortes que muitas vezes o cidadão não teve o devido conhecimento da situação.
“Não são raros os casos em que moradores acabam pagando contas recentes e esquecem de quitar débitos antigos, ficando sem água ou energia de forma inesperada. Nossa medida visa assegurar transparência e respeito aos cidadãos teresinenses”, destacou Leôndidas, acrescentando que o acesso ao abastecimento de água e energia são fundamentais para dignidade dos cidadãos.
O projeto ainda prevê que, caso o agente responsável não esteja equipado com máquina de cartão ou outra forma de recebimento eletrônico, a suspensão do serviço não poderá ser realizada. Além disso, a lei autoriza a criação de uma taxa de negociação em domicílio, que será incluída na próxima fatura do usuário.
Leôndidas Júnior ressaltou que a medida reforça o compromisso com os direitos fundamentais da população, moderniza a legislação consumerista e incentiva práticas mais justas por parte das concessionárias.
“É uma forma de equilibrar a relação entre empresas e consumidores, garantindo que os moradores tenham a chance de quitar seus débitos de maneira rápida e acessível, sem prejuízos ao bem-estar de suas famílias”, completou.
Agora o projeto segue para análise do prefeito Silvio Mendes, que caso sancione o texto, entrará em vigor.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano