A Câmara Municipal de Teresina iniciou o cronograma de atividades do projeto Neuro Em Ação, uma iniciativa do Câmara em Ação voltada à ampliação do acesso a diagnósticos neurológicos infantis, por meio de triagens e atendimentos especializados.
Como parte da programação, foi realizada na última quinta-feira (14) uma reunião coletiva com o presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel, a neuropediatra Clara Linda e as famílias atendidas, com o objetivo de apresentar o projeto e explicar o processo de triagem. O encontro aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Angelim, onde será sede da 6ª edição do Câmara em Ação, marcada para o dia 13 de junho.
Segundo o presidente Enzo Samuel, muitas famílias enfrentam um grande desafio para conseguir diagnóstico neurológico para seus filhos. “Existem filas de espera que podem chegar a três anos para consultas pelo SUS, e essa demora prejudica o desenvolvimento das crianças”, explica. Para ele, o Neuro Em Ação é uma resposta direta a essa demanda. “Queremos facilitar e garantir o acesso a especialistas, para que as crianças sejam avaliadas o quanto antes”, acrescenta.
Já a pediatra Clara Linda detalha como funciona o acompanhamento das crianças dentro do projeto. “Após a consulta inicial comigo, solicitamos o envio de vídeos específicos da criança, que podem variar conforme o caso. Podem ser vídeos de comunicação, de comportamento, dificuldades na leitura ou até fotos que ajudem na avaliação clínica. Cada criança demanda um tipo diferente de registro”, explica.
“O diagnóstico precoce é fundamental, pois quando feito em crianças pequenas, entre três e quatro anos, conseguimos alterar significativamente o curso da condição. Se o diagnóstico só ocorre em uma idade mais avançada, como aos doze anos, vamos analisar e tratar os sintomas apresentados”, diz a neuropediatra.
Outro ponto abordado pela médica é o canal de comunicação entre equipe médica e famílias. “Esse contato é fundamental para ajustes na medicação, renovações de receita e para esclarecer dúvidas. A medicação é personalizada e às vezes precisa ser ajustada conforme a resposta da criança, peso ou possíveis reações alérgicas”, reforça.
Por fim, ela fala sobre a entrega dos laudos, etapa final do projeto. “Nosso objetivo é que todos os laudos sejam entregues no dia da 6ª edição do Câmara em Ação, para que as famílias saiam com o diagnóstico claro e com todos os encaminhamentos necessários. Se a criança precisar de fonoaudiologia, reabilitação, terapia emocional ou acompanhamento psicológico, fazemos o encaminhamento. Também auxiliamos no preenchimento de benefícios sociais como passe livre e passe cultura. Assim, garantimos um atendimento integral e acolhedor para toda a família”, afirma a neuropediatra.
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital
Última sessão do semestre aprova diretrizes orçamentárias para 2026
População recebe RGs, certidões e exames de mamografia solicitados no Câmara em Ação
Draga Alana reconhece importância do OPA para Teresina e defende expansão para cidades menores do Piauí
Vereador Inácio Carvalho defende visibilidade do nome Petrônio Portella no aeroporto de Teresina