Câmara de Teresina inicia triagem neurológica infantil pelo projeto Neuro em Ação

Publicado em 21/05/2025 09:42
Por: Alexandre Fonseca
Presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel

A Câmara Municipal de Teresina iniciou o cronograma de atividades do projeto Neuro Em Ação, uma iniciativa do Câmara em Ação voltada à ampliação do acesso a diagnósticos neurológicos infantis, por meio de triagens e atendimentos especializados.

Como parte da programação, foi realizada na última quinta-feira (14) uma reunião coletiva com o presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel, a neuropediatra Clara Linda e as famílias atendidas, com o objetivo de apresentar o projeto e explicar o processo de triagem. O encontro aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Angelim, onde será sede da 6ª edição do Câmara em Ação, marcada para o dia 13 de junho.

Quadra da Escola Municipal Angelim

Segundo o presidente Enzo Samuel, muitas famílias enfrentam um grande desafio para conseguir diagnóstico neurológico para seus filhos. “Existem filas de espera que podem chegar a três anos para consultas pelo SUS, e essa demora prejudica o desenvolvimento das crianças”, explica. Para ele, o Neuro Em Ação é uma resposta direta a essa demanda. “Queremos facilitar e garantir o acesso a especialistas, para que as crianças sejam avaliadas o quanto antes”, acrescenta.

Já a pediatra Clara Linda detalha como funciona o acompanhamento das crianças dentro do projeto. “Após a consulta inicial comigo, solicitamos o envio de vídeos específicos da criança, que podem variar conforme o caso. Podem ser vídeos de comunicação, de comportamento, dificuldades na leitura ou até fotos que ajudem na avaliação clínica. Cada criança demanda um tipo diferente de registro”, explica.

Não há qualquer tipo de cobrança pelo atendimento, nem comercialização de laudos ou diagnósticos

“O diagnóstico precoce é fundamental, pois quando feito em crianças pequenas, entre três e quatro anos, conseguimos alterar significativamente o curso da condição. Se o diagnóstico só ocorre em uma idade mais avançada, como aos doze anos, vamos analisar e tratar os sintomas apresentados”, diz a neuropediatra.

Outro ponto abordado pela médica é o canal de comunicação entre equipe médica e famílias. “Esse contato é fundamental para ajustes na medicação, renovações de receita e para esclarecer dúvidas. A medicação é personalizada e às vezes precisa ser ajustada conforme a resposta da criança, peso ou possíveis reações alérgicas”, reforça.

Por fim, ela fala sobre a entrega dos laudos, etapa final do projeto. “Nosso objetivo é que todos os laudos sejam entregues no dia da 6ª edição do Câmara em Ação, para que as famílias saiam com o diagnóstico claro e com todos os encaminhamentos necessários. Se a criança precisar de fonoaudiologia, reabilitação, terapia emocional ou acompanhamento psicológico, fazemos o encaminhamento. Também auxiliamos no preenchimento de benefícios sociais como passe livre e passe cultura. Assim, garantimos um atendimento integral e acolhedor para toda a família”, afirma a neuropediatra.