O debate acontece nesta segunda (14), a partir das 11 horas da manhã. A ideia é reunir instituições da sociedade civil organizada, como a Central de Movimentos Populares, Associações e Conselhos Comunitários do Piauí, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teresina, Federação de Bairros do Piauí e Sindicato dos Empregados no Comercio e Serviço de Teresina. Além de lideranças da ocupação Marielle Franco, na região Leste de Teresina.

Também, foram convidados para audiência pública o diretor-geral do INTERPI, Rodrigo Cavalcante; o secretário de Planejamento do Município de Teresina, Marco Antonio Ayres; o diretor presidente da ADH, Igor Leonam Pinheiro Neri; e presidente da Comissão de Regularização Fundiária Rural, Urbana e de Conflitos Fundiários da OAB Piauí, Igor Miranda.
A proposta da audiência pública é do vereador João Pereira (PT). O debate foi provocado pelo Decreto Municipal nº 27.769, de 6 de março de 2025, publicado pela Prefeitura de Teresina. O documento proíbe a realização de benfeitorias e obras de urbanização, por parte da gestão municipal de Teresina, em núcleos urbanos informais consolidados após 22 de dezembro de 2016.
“Ou seja, está proibido levar melhorias à famílias que moram em áreas ainda não regularizadas e a gente sabe que sempre existiu um déficit habitacional em Teresina. O decreto da Prefeitura de Teresina é uma medida absurda e desumana contra pessoas que tanto precisam de teto para viver, para dar dignidade a suas famílias. Ninguém escolhe morar num lugar sem estrutura se não for por pura necessidade”, desabafa o vereador João Pereira.
O debate sobre regularização fundiária em Teresina será transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal Câmara Municipal de Teresina.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano