A Câmara Municipal de Teresina participou, na manhã desta terça-feira (28), de uma reunião virtual com representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) para discutir o projeto “Cidades Seguras’”. A iniciativa tem como objetivo criar conselhos para regulamentar as atividades da Guarda Municipal de Teresina, fortalecendo a segurança pública na capital.

Durante a reunião, a assessora Jorriceli Carvalho, representando o presidente Enzo Samuel, discutiu ações para aprimorar a atuação da Guarda Municipal, promovendo maior integração com outros órgãos de segurança. O projeto busca proporcionar mais estrutura e capacitação à corporação, além de assegurar um melhor acompanhamento de suas ações.
Várias capitais, como Rio de Janeiro, Recife e Salvador, têm adotado ou discutido modelos para melhorar a atuação das guardas municipais e a busca por maior integração com as forças policiais estaduais e federais.

O MPPI já firmou acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM) para fomentar, acompanhar e fiscalizar a adoção de providências, na criação e instituição dos Conselhos, Fundos e Planos Municipais de Segurança Pública e Defesa Social e dos Conselhos Territoriais de Segurança Pública.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano