Câmara faz entrega de laudos médicos para famílias de crianças atendidas no Neuro em Ação

Publicado em 14/09/2023 10:59
Por:

A Câmara Municipal de Teresina concedeu nesta quinta-feira (14) mais de 130 laudos médicos solicitados no Neuro em Ação, programa incluso no projeto Câmara em Ação, que amplia o acesso ao diagnóstico precoce das condições que afetam o neurodesenvolvimento infantil.

A entrega aconteceu no plenarinho da Câmara Municipal

A terceira edição atendeu crianças da Zona Sul de Teresina, no mês de agosto, diagnosticando quadros de: transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e aprendizagem, paralisia cerebral, distúrbios de aprendizagem, deficiência intelectual e síndrome de Rett.

Ao centro, o Presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel

As consultas neuropediatras, foram comemoradas por Enzo Samuel,  por permitem que as famílias realizem o tratamento de forma precoce, aumentando a qualidade de vidas crianças e suas famílias . O presidente da Câmara Municipal de Teresina ressaltou a também contribuição para reduzir a fila do sistema de saúde pública, que hoje pode ter tempo de espera superior a um ano.

“Para esses pais e mães, a garantia de uma boa educação, de um completo acompanhamento médico ou da conquista de benefício previdenciário é fundamental o laudo de comprovação. Por isso, estamos levando o Neuro em Ação, hoje considerado carro-chefe do Câmara em Ação, para outros municípios, elevando-o a um dos projetos sociais de maior relevância no Estado”, afirmou.

Como parte da mobilização, o vereador Venâncio Cardoso, membro da Comissão da Pessoa com Deficiência, levantou a discussão para o sucesso no tratamento, considerando o financeiro ser a maior barreira. “Acreditamos que a fórmula para reduzir a fila de espera foi encontrada por meio desse projeto. Vamos planejar, através das nossas emendas, novas alternativas para financiar o tratamento. Também encaminharemos aos órgãos municipais e estaduais, para que possam cooperar com a dignidade dessas famílias”, propôs.

Fátima Letícia e o presidente da CMT, Enzo Samuel

Fátima Letícia trabalha com a educação especial há dez anos e relembrou a dificuldade do diagnóstico precoce anos atrás. Agora, com o projeto, viu a sensibilidade ser ampliada pelo Parlamento Municipal.

“Já era muito complicada [a consulta]. Mesmo com plano de saúde, não era de fácil o acesso ao laudo. Então, atender as comunidades de baixa renda é muito relevante e inspirador e deve, sim, ser ampliado para outros municípios”, concluiu.

Estiveram presentes na Mesa, da esquerda para direita, a médica; a vereadora e vice-presidente da CMT, Pollyana Rocha; o presidente da Câmara, Enzo Samuel; o vereador Venâncio Cardoso; e  a médica Clara Linda

Além dos atendimentos de saúde, o Câmara em Ação já realizou mais de 4 mil atendimentos gratuitos de lazer, qualificação e assistência social em Teresina, durante as três edições.