A Câmara Municipal de Teresina concedeu nesta quinta-feira (14) mais de 130 laudos médicos solicitados no Neuro em Ação, programa incluso no projeto Câmara em Ação, que amplia o acesso ao diagnóstico precoce das condições que afetam o neurodesenvolvimento infantil.
A entrega aconteceu no plenarinho da Câmara Municipal
A terceira edição atendeu crianças da Zona Sul de Teresina, no mês de agosto, diagnosticando quadros de: transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e aprendizagem, paralisia cerebral, distúrbios de aprendizagem, deficiência intelectual e síndrome de Rett.
Ao centro, o Presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel
As consultas neuropediatras, foram comemoradas por Enzo Samuel, por permitem que as famílias realizem o tratamento de forma precoce, aumentando a qualidade de vidas crianças e suas famílias . O presidente da Câmara Municipal de Teresina ressaltou a também contribuição para reduzir a fila do sistema de saúde pública, que hoje pode ter tempo de espera superior a um ano.
“Para esses pais e mães, a garantia de uma boa educação, de um completo acompanhamento médico ou da conquista de benefício previdenciário é fundamental o laudo de comprovação. Por isso, estamos levando o Neuro em Ação, hoje considerado carro-chefe do Câmara em Ação, para outros municípios, elevando-o a um dos projetos sociais de maior relevância no Estado”, afirmou.
Como parte da mobilização, o vereador Venâncio Cardoso, membro da Comissão da Pessoa com Deficiência, levantou a discussão para o sucesso no tratamento, considerando o financeiro ser a maior barreira. “Acreditamos que a fórmula para reduzir a fila de espera foi encontrada por meio desse projeto. Vamos planejar, através das nossas emendas, novas alternativas para financiar o tratamento. Também encaminharemos aos órgãos municipais e estaduais, para que possam cooperar com a dignidade dessas famílias”, propôs.
Fátima Letícia e o presidente da CMT, Enzo Samuel
Fátima Letícia trabalha com a educação especial há dez anos e relembrou a dificuldade do diagnóstico precoce anos atrás. Agora, com o projeto, viu a sensibilidade ser ampliada pelo Parlamento Municipal.
“Já era muito complicada [a consulta]. Mesmo com plano de saúde, não era de fácil o acesso ao laudo. Então, atender as comunidades de baixa renda é muito relevante e inspirador e deve, sim, ser ampliado para outros municípios”, concluiu.
Estiveram presentes na Mesa, da esquerda para direita, a médica; a vereadora e vice-presidente da CMT, Pollyana Rocha; o presidente da Câmara, Enzo Samuel; o vereador Venâncio Cardoso; e a médica Clara Linda
Além dos atendimentos de saúde, o Câmara em Ação já realizou mais de 4 mil atendimentos gratuitos de lazer, qualificação e assistência social em Teresina, durante as três edições.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano