A Comissão Permanente de Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Teresina, presidida pela vereadora Teresinha Medeiros, divulgou nota nesta quinta-feira (12) em solidariedade à vereadora Samantha Cavalca (PP). A manifestação ocorre após episódio registrado na sessão ordinária da segunda-feira (10).
O episódio ocorreu logo após a parlamentar cobrar mais resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura irregularidades na concessionária Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento de água na capital. O ato, segundo a Comissão, representou desrespeito às mulheres no parlamento e na sociedade.
Confira a nota na íntegra:
A Comissão Permanente de Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Teresina vem a público manifestar total solidariedade à vereadora Samantha Cavalca, diante do desrespeito sofrido durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 10 de junho.
É inadmissível que, após seu discurso cobrando mais resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura irregularidades na concessionária de abastecimento de água da cidade, a empresa Águas de Teresina, a vereadora tenha sido alvo de gritos de “faça silêncio”, proferidos por um colega parlamentar. Tal postura representa um desrespeito às mulheres no parlamento e na sociedade, e vai na contramão dos princípios de igualdade e do fortalecimento da participação feminina na política.
A Comissão reforça seu compromisso com a valorização da presença e da voz das mulheres nos espaços de decisão e repudia qualquer tentativa de silenciamento ou constrangimento.
Seguiremos vigilantes e firmes na defesa do respeito, da equidade e da dignidade de todas as mulheres que atuam na vida pública.
Comissão Permanente de Direitos da Mulher
Câmara Municipal de Teresina
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano