
O secretário Ximenes foi convocado pelo vereador Joaquim Caldas
A Câmara Municipal de Teresina convocou na manhã desta quarta-feira (30) o secretário de Educação, Reinaldo Ximenes da Silva, para prestar esclarecimentos sobre a ausência de merenda escolar em escolas da rede municipal. O vereador Joaquim Caldas presidiu a mesa.

Vereador Dudu Borges
O vereador Dudu Borges (PT) relatou escolas dispensando os alunos para voltarem para casa porque não há merenda escolar.
“Pais e mães, com milhares de crianças matriculadas, que se veem obrigados a interromper o trabalho para buscar os filhos nas escolas. É necessário esclarecimentos sobre quanto foi gasto com merenda escolar nos últimos três anos. Quanto recebemos de recurso federal e quanto foi destinado à merenda escolar”, cobrou.

Vereador Ismael Silva
O vereador Ismael Silva (PP) destacou outros pontos, as dificuldades com a falta de professores de disciplinas, o alto índice de crianças com autismo e outras condições neuroatípicas, que além de necessitarem de uma assistência educacional específica, frequentemente têm restrições alimentares.
“Alguns fornecedores começaram a fazer as entregas dos insumos para a merenda escolar nas escolas, mas há relatos de empresas informando que não vão cumprir a entrega, alegando dificuldades em praticar os preços estabelecidos. Mesmo que o contrato permita reajustes, é necessário que a prestação do serviço seja contínua”, enfatizou.

Secretário da Semec, Reinaldo Ximenes
O secretário de Educação Reinaldo Ximenes informou que escolas da Prefeitura de Teresina registraram desabastecimento apenas de proteínas, e não de gêneros secos ou produtos da agricultura familiar.

Assessoras da Secretaria Municipal de Educação
Segundo ele, 70% das escolas já começaram a receber os alimentos, que são entregues nas segundas, terças e quartas-feiras. Ximenes também disse que os recursos estão assegurados, o problema não é financeiro.
“Alguns fornecedores, como o vereador Ismael já mencionou, estão associando a falta de entrega ao valor pelo qual venceram a licitação. Mas eles não podem interromper o fornecimento, independentemente do valor licitado. Já notificamos algumas empresas que ainda não realizaram a entrega”, concluiu.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano