O vereador Joaquim Caldas (MDB) realizou, nesta segunda-feira (4), uma audiência pública para tratar sobre a equiparação profissional dos auxiliares para técnicos de enfermagem. Diversos profissionais da categoria estiveram presentes e foram ouvidos.

Jardel Santos é concursado há 20 anos, quando a Fundação Municipal de Saúde ainda não realizada concurso para técnico, apenas para auxiliar. “Já desenvolvemos a função de técnicos. Apesar de termos a habilitação e sempre termos exercido a função de técnico, não temos o reconhecimento profissional”, lamenta.
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí, Erick Riccely, destaca que a equiparação salarial não vai sair dos cofres do município, pois o complemento é feito pelo governo federal e vai impactar positivamente a saúde. “Essa adequação só traz consequências positivas. Primeiro porque vai melhorar a qualidade da assistência, mas também o ganho desses profissionais”, afirma.
Joaquim Caldas destacou que a equiparação é um anseio antigo e já houve propostas exitosas em outros estados. “Eles têm as mesmas funções, atribuições e responsabilidades, mas que precisam dessa equiparação para vir mais recursos do governo federal para melhorar o salário deles. Agora vamos discutir com os órgãos competentes uma proposta viável apresentar à Câmara, utilizando como modelo o Projeto de Lei do deputado Distrital Jorge Viana, que já conseguiu realizar essa equiparação com êxito no Distrito Federal”, explica o vereador.
Também estiveram presentes Davi Peixoto, chefe de gabinete da Secretaria de Saúde do Piauí, Rafael Barros, advogado da Fundação Municipal de Saúde e Vanda Rodrigues, coordenadora de enfermagem do Hospital Infantil Lucídio Portella.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano