Escola na Câmara recebe estudantes da Zona Norte

Publicado em 03/05/2024 16:29
Por: Alexandre Fonseca

Cerca de 30 alunos da Escola Santa Angélica participaram do Escola na Câmara

A Câmara Municipal de Teresina realizou na manhã desta sexta-feira (03) o primeiro Escola na Câmara de 2024. Estudantes do 6 ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Santa Angélica, situada na Zona Norte, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do poder legislativo municipal e aprender sobre o importante papel que desempenha.

O projeto Escola na Câmara foi criado em 2007

A turma foi recebida pelo presidente Enzo Samuel, pelos parlamentares Renato Berger e pela equipe administrativa, que os guiaram em um tour pelas instalações. Eles puderam explorar as diferentes áreas do Palácio Senador Chagas Rodrigues, incluindo a biblioteca, o gabinete do presidente, a galeria de fotos dos presidentes, o plenarinho e o plenário, onde são realizadas as sessões legislativas.

Os estudantes conheceram o gabinete presidencial e sentaram-se na poltrona do presidente

“Somos 29 vereadores e vereadoras. Aqui discutimos e elaboramos as leis que regem nossa cidade, Teresina. Além disso, nós somos responsáveis por fiscalizar a gestão executiva do prefeito, ou seja, o executivo municipal. Fiscalizamos para garantir que tudo esteja indo bem, desde o transporte público até a mobilidade urbana. Tudo isso faz parte da função dos vereadores”, disse o presidente Enzo Samuel.

Os assentos dos vereadores no plenário foram ocupados pelos estudantes

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos vereadores e funcionários, aumentando seu entendimento sobre como as decisões são tomadas e implementadas em nível local. Eles também participaram de uma simulação de audiência pública, proporcionando uma experiência prática e interativa sobre o processo democrático.

Subiu à tribuna da simulação da audiência pública o diretor Alzimar Lopes

O diretor da escola, Alzimar Lopes, expressou sua admiração pelo projeto e ressaltou sua importância para os alunos. Também parabenizou a iniciativa de torná-lo mais inclusivo e democrático, ao permitir a participação de escolas privadas.

"No momento em que esses alunos estão aqui, sentados nessas cadeiras, presenciam o trabalho de vocês, como funciona, isso desperta neles muitas ideias. Quem sabe, entre eles podem surgir futuros vereadores, prefeitos, líderes comunitários. É preciso sensibilidade, é preciso humildade, para entender a importância de dar a oportunidade de sentarem em uma das cadeiras mais importantes da cidade. Enfim, eu acho que essa é a grandeza desse projeto", enalteceu Alzimar.

O projeto é aberto para alunos de escolas públicas, privadas e filantrópicas

Além dos vereadores, compuseram a mesa de honra da audiência pública o diretor da escola, Alzimar Lopes; a coordenadora pedagógica da escola, Aldenira da Silva; a professora Joana Darc; e os estudantes Dielly Rodrigues, José Arthur e Júlia Damasceno.