O vereador apresentou projeto de Lei que obriga empresas a fornecerem informações claras, simples e objetivas aos idosos que pretendem contratar este tipo de serviço.

As empresas, sediadas no município de Teresina, que oferecem empréstimos ficam obrigadas a fornecer informações claras, simples e objetivas aos idosos que pretendem contratar este tipo de serviço caso seja sancionado o Projeto de Lei aprovado na Câmara de Teresina, de autoria do vereador Evandro Hidd (PDT), que dispõe sobre a proteção dos idosos nessas operações de empréstimo.
De acordo com o Projeto de Lei, nas operações de empréstimos destinadas aos idosos, as empresas deverão apresentar as seguintes informações de forma transparente: valor, quantidade e periodicidade das parcelas; comprometimento da renda da pessoa idosa, em porcentagem e valor; prazo total da operação e valor total a ser pago ao final; valor total contratado com e sem juros.
Ainda segundo a propositura, as empresas também devem explicar detalhadamente sobre taxas de juros mensais e anuais; existência de taxas administrativas ou outros encargos, incluindo os juros aplicados e o impacto no valor principal contratado e na parcela mensal; detalhamento do cálculo para definir o valor da parcela mensal; possibilidades, vantagens e formas de amortização da dívida; detalhamento do cálculo de amortização e dedução de juros, taxas e outros encargos.
Também está disposto no Projeto de Lei que, caso a contratação seja iniciada por meio de aplicativo de celular, terminal de autoatendimento, outro meio eletrônico ou digital, a empresa deve concretizar o processo mediante assinatura de contrato e apresentação de documento de identidade idôneo do idoso contratante.
“Os idosos, muitas vezes, estão em uma fase da vida em que são mais suscetíveis a práticas comerciais desleais devido à falta de compreensão completa das implicações financeiras. Portanto, é muito importante que esses empréstimos sejam contratados de forma transparente e informada, protegendo os idosos de possíveis abusos ou explorações financeiras. Além disso, ao fornecer informações detalhadas sobre empréstimos, estamos contribuindo para a promoção da cidadania financeira entre os idosos, capacitando-os a fazer escolhas financeiras conscientes”, destacou o vereador Evandro Hidd.
O projeto de Lei já foi aprovado em duas votações na Câmara de Teresina e agora segue para sanção do Poder Executivo. Caso seja sancionado, o descumprimento do que dispõe o projeto de Lei sujeitará os infratores às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal n° 8.078, de 11 de setembro de 1990) e no Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741, de 01 de outubro de 2023).
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano