Fisioterapeuta Rodrigo Amorim é o novo cidadão honorário de Teresina

Publicado em 28/10/2023 12:46

Em comemoração ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, instituído o dia 13 de outubro, a Câmara homenageou, na sexta-feira (27), profissionais, empossou os novos conselheiros eleitos do 14º Crefito e concedeu o Título de Cidadão Honorário de Teresina ao presidente do conselho regional, Rodrigo Amorim Oliveira Nunes. A sessão teve origem em requerimento apresentado pelo vereador Edilberto Borges de Oliveira, Dudu (PT), que enalteceu o nome do presidente.

“Liderou sua categoria, sendo eleito e reeleito como presidente, devido ao seu papel fundamental na conquista de melhorias para essa categoria. Além disso, tem sido um parceiro ativo da Câmara, sempre atento às questões e disposto a colaborar quando convidado. Portanto, é uma grande honra oficializar sua cidadania teresinense hoje”, afirmou Dudu durante a homenagem.

O mais novo cidadão honorário de Teresina destacou a responsabilidade à frente do Crefito, agradeceu a homenagem e comemorou que “99% dos municípios piauienses têm fisioterapeutas na Atenção Primária à Saúde. E com esse reconhecimento pela cidade que me acolheu, fico muito feliz, ao lado dos meus amigos”, disse emocionado.

Fisioterapeuta e vereadora, Pollyana Rocha (PV), primeira vice-presidente na Câmara, declarou apoio para atender às demandas da categoria. “A pandemia evidenciou o papel fundamental da fisioterapia. No entanto, aqueles que conhecem a profissão já sabiam o quanto ela merece. Conquistamos algumas vitórias, mas há muito a ser feito”, garantiu a parlamentar.

A presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Piauí (Sinfito-PI), Auriane Coutinho, parabenizou Rodrigo e citou o provérbio “Se você quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir longe, vá em grupo".

Para o deputado Fábio Novo (PT), o reconhecimento de cidadão é justo a alguém que incorpora todos esses valores. “O que mais me impressionou foi a sua atuação durante a pandemia. Por meio do Conselho, Rodrigo mobilizou todos os profissionais e liderou esforços para capacitá-los nos hospitais, contribuindo para uma das menores taxas de óbito”, parabenizou.

As profissões foram oficialmente reconhecidas em 1969, pelo Decreto-Lei nº 938. A fisioterapia é responsável pela recuperação física de pacientes, enquanto a terapia ocupacional foca na saúde mental e no bem-estar, complementando-se mutuamente.