Prevenir e erradicar o trabalho infantil e proteger integralmente os direitos das crianças e dos adolescentes visando tirá-los das ruas. Esse é o objetivo do Projeto de Lei apresentado pelo vereador Evandro Hidd (PDT) que cria o Programa de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco.

A matéria já passou pelas comissões da Casa Legislativa, foi lida em plenário e aprovada em primeira votação. Segue agora para segunda votação e envio para sanção do Executivo municipal.
São objetivos do Programa identificar, cadastrar e acompanhar crianças e adolescentes em situação de risco, visando a garantia dos seus direitos e proteção integral; prevenir e erradicar o trabalho infantil, promovendo a inclusão escolar e profissional dos adolescentes; promover a inclusão social e cultural por meio de atividades educativas, culturais e esportivas; assegurar o acesso a serviços de saúde, assistência social, psicológica e jurídica; garantir a convivência familiar e comunitária; fortalecer a rede de proteção integral da criança e do adolescente por meio da integração dos órgãos e instituições competentes.
“O trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos e tem consequências nefastas para a vida e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Segundo dados do IBGE, cerca de 2,4 milhões de crianças e adolescentes brasileiros entre 5 e 17 anos trabalham de forma irregular, muitas vezes em condições precárias e perigosas. E lugar de criança e adolescente é na escola, no convívio familiar. Portanto, esse Projeto de Lei prevê a atuação de equipes multidisciplinares para garantir uma abordagem integral e efetiva na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de risco na nossa cidade”, explicou o vereador.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano