Prevenir e erradicar o trabalho infantil e proteger integralmente os direitos das crianças e dos adolescentes visando tirá-los das ruas. Esse é o objetivo do Projeto de Lei apresentado pelo vereador Evandro Hidd (PDT) que cria o Programa de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco.
A matéria já passou pelas comissões da Casa Legislativa, foi lida em plenário e aprovada em primeira votação. Segue agora para segunda votação e envio para sanção do Executivo municipal.
São objetivos do Programa identificar, cadastrar e acompanhar crianças e adolescentes em situação de risco, visando a garantia dos seus direitos e proteção integral; prevenir e erradicar o trabalho infantil, promovendo a inclusão escolar e profissional dos adolescentes; promover a inclusão social e cultural por meio de atividades educativas, culturais e esportivas; assegurar o acesso a serviços de saúde, assistência social, psicológica e jurídica; garantir a convivência familiar e comunitária; fortalecer a rede de proteção integral da criança e do adolescente por meio da integração dos órgãos e instituições competentes.
“O trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos e tem consequências nefastas para a vida e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Segundo dados do IBGE, cerca de 2,4 milhões de crianças e adolescentes brasileiros entre 5 e 17 anos trabalham de forma irregular, muitas vezes em condições precárias e perigosas. E lugar de criança e adolescente é na escola, no convívio familiar. Portanto, esse Projeto de Lei prevê a atuação de equipes multidisciplinares para garantir uma abordagem integral e efetiva na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de risco na nossa cidade”, explicou o vereador.
Vereadora Lucy Soares leva demandas das comunidades para o superintendente SDU Norte
Vereador Petrus Evelyn impetra Mandado de Segurança para garantir transparência na Gestão Municipal
Técnicos Industriais são homenageados em sessão solene
Melhorias em 10 ruas da Chapadinha Sul são viabilizadas após apoio do vereador Draga Alana
Vereadora Samantha Cavalca retorna à Câmara Municipal de Teresina
Samantha Cavalca e Pedro Alcântara reassumem mandato na Câmara
Câmara concede quatro Títulos de Cidadania nesta sexta-feira (10)
Aprovado o Projeto que institui a Política de Divulgação Pública de Escolas Irregulares em Teresina
Vereador Fernando Lima propõe prorrogação da CPI do Lixo por 60 dias