
Na noite de ontem (18), o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, reuniu-se com a presidente da Águas de Teresina, Carolina Serafim, o presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), Edson Melo, o vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel, e o vereador Bruno Vilarinho. O encontro teve como pauta principal as recorrentes reclamações sobre os danos causados pelas obras da concessionária e a cobrança de tarifas de esgoto.
Durante a reunião, foram debatidas as falhas na recomposição asfáltica após as intervenções da empresa e a insatisfação popular com a taxa de esgotamento sanitário, que atualmente equivale a 100% do consumo de água. Como resultado, a prefeitura determinou a suspensão imediata das obras de ampliação da rede de abastecimento de água e esgoto que envolvam a abertura de valas em vias públicas, mantendo apenas os serviços de manutenção.
.jpeg?no-cache=1739967901536)
Além disso, a administração municipal notificou a concessionária para que suspenda imediatamente a cobrança da taxa de R$ 954,02 pela conexão à rede de esgoto. A prefeitura também exigiu que a empresa cumpra suas obrigações contratuais, assumindo os custos das ligações de ramais de esgoto sem repassar essa despesa ao consumidor.
O vereador Enzo Samuel, que tem liderado as discussões sobre o tema na Câmara Municipal, destacou a importância da fiscalização rigorosa sobre a concessionária. “A população de Teresina não pode continuar sofrendo com serviços mal executados e cobranças indevidas. Estamos acompanhando de perto essa situação e vamos garantir que os direitos dos teresinenses sejam respeitados”, afirmou.
Com a decisão, a prefeitura também anunciou que irá revisar o contrato de subconcessão da Águas de Teresina, reavaliando as condições e percentuais das tarifas cobradas da população.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano