A Câmara Municipal de Teresina recebeu do Poder Executivo projeto de lei que autoriza a contratação de operação de crédito junto ao Banco do Brasil, no montante de R$ 435 milhões.
O texto, encaminhado pelo prefeito Sílvio Mendes (UB), foi lido no expediente da sessão desta terça-feira (23), dando início ao processo de discussões sobre a matéria. Na sequência, o projeto foi encaminhado às Comissões de Justiça, Legislação e Redação Final e a Comissão de Finanças, onde será analisado antes de seguir para votação em plenário.
“O Legislativo e o Executivo são poderes independentes, mas harmônicos. A Câmara Municipal de Teresina jamais tomará decisões que prejudiquem a nossa cidade e o nosso povo. Esse projeto será analisado de forma técnica pelos vereadores e pelos nossos analistas nas comissões competentes, além de ser amplamente discutido pelos 29 parlamentares em plenário”, destacou o presidente da Casa, vereador Enzo Samuel.
Segundo a justificativa do Executivo, a operação tem como finalidade a quitação integral da “Operação BB 500”, firmada em 2022 por meio da Lei Municipal nº 5.769. A renegociação, conforme o documento, trará melhores condições financeiras, com taxa de 1% e isenção de tarifa por liquidação antecipada, além de período de carência de um ano.
O projeto esclarece que a nova operação não gera recursos adicionais para o município, sendo destinada exclusivamente ao refinanciamento da dívida existente. As parcelas de amortização e juros já constam do planejamento orçamentário, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) e a Resolução CMN nº 4.995/2022.
Como garantia, a Prefeitura indica a vinculação de receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e demais transferências constitucionais. O tema deve mobilizar discussões entre os vereadores em torno da política de endividamento e do equilíbrio fiscal do município.
Representantes comerciais do Piauí são homenageados em sessão solene
Leônidas Júnior propõe transporte para catadores em Teresina chegarem aos pontos de coleta de lixo
Vereador Leôndidas Júnior apresenta projeto que exige carteira de vacinação para matrícula escolar em Teresina
Em audiência pública, FMS apresenta relatório de contas da saúde do 2º quadrimestre de 2025
Sessão solene reconhece atuação do Centro Maria Imaculada no tratamento da hanseníase
Vereadora Ana Fidelis tem dois projetos que ampliam direitos de pacientes na saúde aprovados