A violência política de gênero foi debatida na manhã desta segunda (28), na Escola Legislativa da Câmara Municipal de Teresina, através da palestra “Violência Política de Gênero – Quais os mecanismos para o seu enfrentamento?”.
Através da Procuradoria da Mulher, as professoras e pesquisadoras do Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento – Engendre/UFPI Bárbara Johas e Rossana Marinho, brindaram os presentes com uma manhã de aprendizado sobre a violência política de gênero, uma temática que é cada vez mais comum no país.
A palestra ministrada por Bárbara Johas e Rossana Marinha integrou a programação do Agosto Lilás da Procuradoria da Mulher e foi prestigiada por representantes de diversas entidades, tais como Defensoria Pública, OAB-PI, Secretaria Estadual das Mulheres, Secretaria Municipal de Economia Solidária, dentre outros.
Para a Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Teresina, Vereadora Pollyanna Rocha, a palestra sobre violência política de gênero entende-se como a agressão física, psicológica, econômica e simbólica contra a mulher com a finalidade de impedir ou restringir o acesso e exercício de funções públicas e/ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade.
“Neste tipo de violência são incluídas as mulheres com mandato eletivo, as ocupantes de cargos públicos, as dirigentes de conselhos de classe, de empresas estatais e das entidades de representação política. Em suma: esse tipo de ato violento tem com o objetivo excluir a mulher do espaço político e é uma das causas da sub-representação”, definiu Pollyanna Rocha.
Orçamento de Teresina passa a incluir indicações coletivas da Câmara
Três professores recebem título de cidadania teresinense
CPI do Déficit Bilionário ouve ex-secretários de Finanças
Draga Alana reforça compromisso com a população de Teresina e destaca atuação durante o recesso parlamentar
Votação de projetos e manifestação de pesar marcam retorno das atividades no plenário da CMT nesta terça-feira (5)