Foi protocolado na Câmara Municipal de Teresina o Projeto de Lei Complementar 221/2023, de autoria do vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), que simplifica o processo de obtenção de Alvarás para a construção de unidades habitacionais. De acordo com o projeto, a construção de residências pode ter seu licenciamento simplificado através de um “Alvará de Construção Automático”.
_14.54.35.jpg)
A medida, segundo o parlamentar, deve ser aplicada pela plataforma da prefeitura “Construa Fácil” em unidades residenciais de até 600 m² de área e visa desburocratizar a indústria da Construção Civil na cidade.
“Com esse Alvará expresso vai ser mais rápido e mais barato construir casas aqui em Teresina, pois conta com a análise virtual da documentação necessária e do termo de responsabilidade de quem vai construir”, afirmou Aluísio Sampaio.
Ainda segundo o parlamentar, a medida, que segue em tramitação na Câmara Municipal, pode reduzir custos e agilizar a liberação de obras, o que ampliaria a geração de emprego e renda para os teresinenses, além de facilitar o sonho da casa própria.
“A iniciativa dá agilidade na emissão dos Alvarás, trazendo benefícios diretos aos empreendedores, construtores e toda a população. Isso vai gerar menos custos para quem constrói, mais empregos para quem quer trabalhar, e mais economia para quem busca a casa própria”, destacou Aluísio.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano