Um projeto de lei que visa garantir aos consumidores de Teresina a opção de pagar débitos de água e energia no momento da suspensão do serviço começou a ser discutido na Câmara Municipal. De autoria do vereador Leondidas Júnior (PSB), a proposta determina que as concessionárias e terceirizadas aceitem cartão de crédito, débito ou PIX no ato do corte.
.jpeg?no-cache=1758198889212)
Pelo texto do PL, se o agente responsável pelo corte não estiver equipado com maquininha ou meio de recebimento por PIX, a suspensão do serviço não poderá ser realizada. Além disso, o pagamento deve ser oferecido no mesmo dia e antes da interrupção, assegurando que o usuário possa quitar o débito e manter o fornecimento.
“Não são raros os casos em que moradores acabam pagando contas recentes e esquecem de quitar débitos antigos, ficando sem água ou energia de forma inesperada. Nossa medida visa assegurar transparência e respeito aos cidadãos teresinenses”, destacou Leondidas, acrescentando que o acesso ao abastecimento de água e energia é fundamental para a dignidade dos cidadãos.
A justificativa do projeto destaca a insatisfação da população com a falta de comunicação adequada por parte das empresas, principalmente da concessionária de água, e relata casos em que consumidores perdem boletos ou confundem contas, resultando em cortes evitáveis. A medida busca modernizar o atendimento, aumentar a transparência e evitar interrupções em serviços essenciais.
“É uma forma de equilibrar a relação entre empresas e consumidores, garantindo que os moradores tenham a chance de quitar seus débitos de maneira rápida e acessível, sem prejuízos ao bem-estar de suas famílias e até garantindo às empresas o recebimento de um recurso ao invés de um protelamento do pagamento”, completou.
O projeto também prevê a possibilidade de as concessionárias cobrarem uma taxa de negociação em domicílio, desde que devidamente informada na tabela de preços e incluída na fatura seguinte.
Caso seja aprovada, a lei entrará em vigor 90 dias após sua promulgação. A proposta está em discussão no legislativo municipal e aguarda deliberação em plenário.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano