Saúde bucal do município tem desafios debatidos em audiência pública

Publicado em 19/02/2024 15:11

Os profissionais pedem insumos, incentivos e melhorias nas condições de trabalho

Os problemas enfrentados pelos profissionais que cuidam da saúde bucal do município foram discutidos na manhã desta segunda-feira, 19, em plenário. Segundo o presidente Enzo Samuel, mesmo não havendo a necessidade de orçamento maior para a Saúde, “nós destinamos mais de R$ 10 milhões. Mesmo assim, não foi suficiente para resolver os problemas. Foram identificados pagamentos de mais de R$ 80 milhões sem empenho”, criticou.

O presidente da Câmara, Enzo Samuel, pregou uma atuação mais firme na fiscalização do Executivo

Saudosista, Enzo disse que Teresina foi uma referência por seu polo de saúde. “Tínhamos orgulho. Atendíamos não só pessoas daqui, mas de outros estados”, lembrou. Ainda segundo ele, fornecedores alegam não receber pagamentos.

A classe diz que a maioria das UBSs está sem atendimento por algum motivo, seja devido a problemas de estrutura ou à necessidade de reforma

A vice-presidente do Sindicato dos Odontologistas do Piauí, Carolina Tavares, argumenta que são enfrentados problemas nas condições de trabalho, com a maioria dos postos sem atendimento, seja por falta de estrutura ou por necessidade de reforma. No telão, exibiu o cronograma de resoluções que a Fundação Municipal de Saúde se comprometeu a seguir. “A Gerência de Saúde Bucal está respondendo a esse cronograma. Foram estabelecidas datas e períodos para as resoluções, mas isso não está acontecendo há muito tempo”, frisou.

O vereador Aluísio Sampaio avaliou a audiência pública como uma etapa cumprida e decidiu, como encaminhamento para a Fundação Municipal de Saúde, novamente “formalizar o cronograma das necessidades urgentes apresentadas pelo sindicato e pelo Conselho Regional de Odontologia”, afirmou.

Em conversa com o Executivo, o CRO recebeu como resposta a falta de recursos para reajuste salarial e para a compra de todos os insumos necessários

"Em janeiro, só de recurso federal, a Odontologia recebeu R$ 1 milhão e 700 mil. Desde julho que está vindo aumento todo mês e ninguém vê isso na prática. Cadê os insumos? Cadê a estrutura? Cadê o repasse para o profissional exercer sua atividade?", questionou o representante do Conselho Regional de Odontologia do Piauí, Madson Carlos Cabral Ferreira.

A audiência foi solicitada pelos vereadores Venâncio Cardoso, Enzo Samuel, Aluísio Sampaio, Alan Brandão, Luiz Lobão e Paulo Lopes

O vereador Venâncio Cardoso propôs que as informações apresentadas na audiência pública sejam encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado. “O TCE está analisando as finanças da Prefeitura e, se receber de vocês as sugestões e críticas, pode ser que se juntem ao trabalho que está sendo feito. As sugestões feitas pelo TCE provavelmente serão acatadas”, recomendou.

Reformas e o reabastecimento das clínicas odontológicas estão ocorrendo de forma gradativa, segundo a FMS

A Fundação Municipal de Saúde, representada pela chefe da Gerência de Saúde Bucal da FMS, Kaline de Pádua Oliveira Brandão, nomeou recentemente o novo presidente. De acordo com Kaline, na programação da Fundação, o médico Ítalo Costa Sales está priorizando as Unidades Básicas de Saúde que têm apenas um consultório, para que o retorno às atividades seja mais rápido em cada região.

A gestora também defendeu que a Fundação tem interesse em apoiar as gratificações, mas é um acordo "que não está dentro da nossa área técnica", alegou. Segundo ela, a decisão não partiu da gestão, do presidente da Fundação, ou da Prefeitura de Teresina, mas foi uma determinação do Ministério Público.