
A Câmara Municipal de Teresina realizou, na manhã desta terça-feira (17), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado em 18 de novembro. A homenagem partiu do vereador Daniel Carvalho, que chamou atenção para a importância do conselheiros, que acompanham, diariamente, a vida de crianças e adolescentes em toda a cidade. Para ele, essa atuação faz dos profissionais verdadeiros guardiões do futuro de Teresina.

O vereador também informou que deve ser votada na Câmara a destinação de R$ 700 mil no orçamento de 2026 para a manutenção e melhoria dos conselhos tutelares.

“Eu sei do apoio que vocês precisam, mas também sei que as famílias precisam de vocês. As crianças e adolescentes que vocês defendem dependem dessa dedicação e desse compromisso para que a nossa realidade mude e para que o dia a dia das pessoas seja transformado”, disse a deputada estadual Ana Paula.
Além da celebração, a sessão também abriu espaço para queixas e reivindicações. Os participantes aproveitaram a data para cobrar melhorias nas condições de trabalho, especialmente em relação à estrutura e ao número reduzido de profissionais nos conselhos tutelares.

Conselheiro Tutelar por seis anos, o ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira, pontuou que, além de conhecimento e disposição, os conselheiros precisam de condições materiais para atuar e reiterou o repúdio à desvalorização do Conselho Tutelar e à falta de estrutura adequada para o exercício das funções.
Obras de infraestrutura, saúde e políticas sociais marcam atuação de Draga Alana aos teresinenses em 2025
Venâncio consolida 2025 como o ano do esporte em Teresina, com competições descentralizadas, leis estruturantes e incentivo ao turismo esportivo
Vereadora Fernanda Gomes fortalece o GHC com investimentos do mandato e recursos do Governo do Estado
Câmara Municipal aprova projeto de Draga Alana que cria campanha de conscientização “Aposta Não é Brincadeira”
Projeto de Luis André leva a magia do Natal às quatro zonas de Teresina no mês de dezembro
Vereador Petrus Evelyn critica manutenção de veto e cobra transparência sobre escolas irregulares após sanção da Lei Alice