
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta terça-feira (23), a 7ª e a 8ª oitivas que investigam possíveis irregularidades em contratações de serviços de limpeza pública no município.
Foram ouvidos o chefe da Gerência Executiva da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), Alexandre José da Silveira Neto, e o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (Seeacep), Jonatas Miranda da Silva.

Eles responderam a perguntas dos membros da comissão, representada pelo presidente Fernando Lima, pelo relator Deolindo Moura e pelos vereadores Luís André e Eduardo Draga Alana.
Alexandre José, coordenador do aterro sanitário de Teresina desde 2 de janeiro de 2025, foi questionado sobre o funcionamento da balança de caminhões, a destinação dos resíduos para um aterro particular e o mutirão de limpeza realizado no início da gestão. “O problema do lixo começa na cidade, na limpeza urbana e coleta. O aterro apenas recebe os resíduos”, disse.

Já o representante da categoria dos garis denunciou uma série de problemas enfrentados pelos trabalhadores. De acordo com Jonatas Miranda, a empresa Litucera chegou a pagar rescisões em até dez parcelas.
“Em seguida, entrou a Recicle, que, na opinião de todos os trabalhadores, foi a pior empresa que já prestou serviço aqui em Teresina. Empregados com dez meses de atraso no FGTS. A situação chegou a um extremo tão grande que tivemos que realizar sete greves em sete meses consecutivos”, criticou.

O sindicalista também apontou que prefeitura depositava o valor em uma conta judicial para a Justiça do Trabalho determinar o repasse, porque a empresa não cumpria os acordos.
“Esses contratos emergenciais estão acabando com a cidade. Ou se lança um edital e se realiza um processo de licitação para sabermos quem vai ficar responsável pela limpeza pública, ou daqui a um ano estaremos aqui novamente brigando pelas rescisões e Teresina estará em greve”, alertou Jonatas.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano