Sistema de videomonitoramento da SSP é tema de audiência pública

Publicado em 06/11/2025 10:37
Por: Alexandre Fonseca

O Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), implantado em junho deste ano pela Secretaria da Segurança Pública do Piauí, foi tema de audiência pública nesta quarta-feira (5), por iniciativa do vereador Pedro Alcântara.

Participaram da discussão o coronel Wagner Torres, secretário municipal de Segurança de Teresina; o coronel Jaime Oliveira, diretor de Operação e Fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans); a comandante da Guarda Municipal de Teresina, Lucijane Ibiapina Silva; e o inspetor-geral da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Timon (SMTTM), agente Lucas Silva.

SPIA é um projeto prevê a instalação de 528 postes inteligentes em Teresina e Parnaíba, equipados com mais de 1.200 câmeras de alta resolução, capazes de realizar reconhecimento facial, leitura automática de placas, visão infravermelha para uso noturno e detecção de comportamentos suspeitos, entre outras funcionalidades.

“A população tem legítimo interesse em compreender como o sistema funciona, as garantias de segurança e privacidade, e o modo de compartilhamento das informações entre os órgãos de segurança”, afirmou o vereador Pedro Alcântara.

Foram debatidas preocupações relacionadas à aplicação de multas de trânsito e à integração do sistema com as câmeras de monitoramento da Strans, da Guarda Municipal, das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além do órgão de trânsito de Timon, município maranhense vizinho, por onde circulam, de acordo com o inspetor da SMTTM Lucas Silva, mais de 50 mil veículos por dia entre as duas cidades.

“Hoje, não tem condições da segurança pública fornecer segurança ao povo se não tiver aliado, primeiro a inteligência e, segundo, o monitoramento”, disse o coronel Wagner Torres, secretário de Segurança de Teresina. Segundo ele, um projeto prevê a instalação de mais de mil câmeras em Teresina. “Temos câmeras fazendo monitoramento nas vias públicas, avenidas, ruas e cruzamentos. Também instalamos recentemente equipamentos em locais mapeados onde havia descarte irregular de lixo. Além disso, todas as escolas do município são monitoradas”, acrescentou.

O coronel Jaime Oliveira, diretor de Operação da Strans, informou que há uma determinação para integrar com os órgãos de segurança e órgãos afins do Estado, do município e da União.

“A nossa integração com a PRF já avançou, para conectar as câmeras da PRF que passam pela cidade de Teresina. Devemos, em um futuro muito próximo, integrar também as nossas câmeras com as da Secretaria de Segurança Pública. As câmeras permitirão que, pela própria lógica de um sistema unificado, atuemos de forma conjunta. PRF, Polícia Civil, Polícia Militar e Strans, todos os órgãos estarão integrados nesse mesmo sistema”, concluiu.