A Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta quarta-feira (28), a primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação da empresa Águas de Teresina, responsável pelo abastecimento de água e saneamento na capital. O vereador Eduardo Draga Alana (PSD), membro titular da comissão, esteve participando da sessão, bem como reforçou seu compromisso com a transparência e a defesa dos direitos da população teresinense.

O primeiro depoente da CPI foi o coronel Edvaldo Marques, ex-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), que esteve à frente do órgão entre 2017 e 2020, período em que acompanhou o início da subconcessão dos serviços à empresa. Durante sua fala, ele afirmou que, em sua gestão, a Arsete cumpriu sua missão de fiscalizar o contrato com a concessionária.
“Venho para colaborar com a comissão e prestar informações a respeito do meu conhecimento, da minha experiência e vou ficar aqui equidistante das partes, apenas trazendo informações para que a comissão possa conduzir os processo e possa buscar solução para a nossa população”, disse.
Ao lado dos demais membros da CPI, Draga Alana ressaltou a importância das oitivas para esclarecer dúvidas sobre o cumprimento do contrato e as condições dos serviços prestados.

“Essa é uma etapa fundamental do trabalho da comissão. A convocação dessas pessoas demonstra nosso compromisso em ouvir todos os lados e buscar respostas concretas para os questionamentos da população. O que queremos é justiça, transparência e respeito ao consumidor”, declarou o parlamentar.
Eduardo Draga Alana também lembrou que a CPI foi criada em março deste ano com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na cobrança de tarifas e avaliar a qualidade dos serviços ofertados pela Águas de Teresina. Para o vereador, o início das oitivas marca um avanço no processo de investigação.
“Estamos lidando com um serviço essencial, que impacta diretamente a vida dos teresinenses. Por isso, nossa atuação será firme e responsável”, ressaltou.
A expectativa da comissão é que os depoimentos forneçam subsídios importantes para eventuais encaminhamentos ao Ministério Público e demais órgãos de controle, com foco na melhoria do serviço e no respeito ao contrato de concessão.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano