
O cancelamento do Carnaval de Teresina foi tema de debate na Sessão Ordinária da Câmara Municipal nessa terça-feira (18). O vereador Eduardo Draga Alana (PSD) manifestou apoio parcial à decisão do prefeito Silvio Mendes (União Brasil) de não priorizar investimentos na festa, mas ressaltou a importância da festividade para setores da economia local.
“O prefeito de Teresina se colocou contra o calendário de festividade carnavalescas da capital. Eu sou contra em algumas partes, mas eu sou a favor dele [Silvio Mendes]. Ele realmente teve que ter a cautela, o cuidado, de cuidar mais da saúde, que realmente era o que mais precisava”, afirmou Draga Alana durante seu discurso na Câmara.
Apesar de compreender a necessidade de priorizar áreas essenciais como saúde, transporte e educação, o vereador destacou que a suspensão do Carnaval impacta diretamente trabalhadores informais e profissionais da cultura que dependem da festa como fonte de renda.
“Mas quem me conhece sabe, eu sou um jovem que sempre gostei e sempre apoiei nossas festividades carnavalescas da nossa capital. E pensando, não só na simples alegria, mas pensando também, as pessoas que vendem o seu arrumadinho, a sua bebida, tem as pessoas de palco. Isso tudo deve ser pensado de forma a não prejudicar aqueles que também dependem das festividades como seu ganha pão”, pontuou.
O vereador reforçou que sua atuação na Câmara tem como foco a defesa da população mais vulnerável.
“Essa é a minha principal função nessa casa: é realmente defender aqueles que mais precisam, os mais necessitados, aquele que não tem voz, que é para isso que os teresinenses nos elegeram. Foi para que a gente possa realmente representar o povo de Teresina”, concluiu.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano