O vereador Eduardo Draga Alana (PSD) manifestou apoio à proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades praticadas pela concessionária Águas de Teresina. A iniciativa partiu do vereador Petrus Evelyn (PP), que protocolou, na última segunda-feira (3), um requerimento solicitando a abertura da CPI. O objetivo é apurar denúncias de cobranças irregulares, má prestação de serviços e outras práticas consideradas abusivas pela população.

Entre as principais queixas estão a cobrança indevida da taxa de esgoto em áreas onde o serviço não é prestado, retirada e recapeamento asfáltico precário, interrupções abruptas no fornecimento de água, destruição de calçadas e a falta de transparência nos relatórios de cumprimento de metas pela concessionária. Além disso, há reclamações sobre a qualidade da água fornecida e discrepâncias entre o consumo real e os valores cobrados nas residências.
Eduardo Draga Alana afirmou que entrou em contato com o vereador Petrus Evelyn e declarou seu apoio à proposta.
“Liguei para o vereador Petrus Evelyn dizendo que também compactuo e inclusive assinei a proposição de uma CPI para investigar a empresa Águas de Teresina. Acredito que a partir dessa CPI nós vamos dar uma resposta para o povo de Teresina”, declarou o parlamentar.
O vereador destacou ainda o impacto das supostas irregularidades na vida da população, especialmente das famílias de baixa renda.
“A população teresinense que ganha um salário mínimo, às vezes nem isso, recebe apenas o Bolsa Família, o auxílio do Governo Federal, não tem possibilidade de pagar essas taxas abusivas, a forma como essa empresa vem tratando o nosso teresinense”, afirmou Draga Alana.
Ele reforçou o compromisso de buscar justiça para todos os cidadãos.
“Aqui, nessa Casa, nós vamos fazer justiça, não só com os teresinenses que votaram no Draga Alana, mas com toda a população que merece um respeito, que merece uma resposta”, completou.
A proposta de CPI deve ser analisada nos próximos dias pela Câmara Municipal de Teresina. Caso aprovada, a comissão terá o poder de investigar as denúncias e, se necessário, responsabilizar a concessionária por eventuais irregularidades.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano