A Câmara Municipal de Teresina realiza nesta quinta-feira (21), às 10h, no plenário, a primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo, presidida pelo vereador Fernando Lima (PDT).

Para esta sessão foram convocados:
• Paulo Nunes Cordeiro, que em 2024 exerceu o cargo de diretor de Coordenação Especial de Limpeza Pública da SEMDUH;
• Ricardo Rodrigues de Sousa Martins Neto, ex-procurador-geral do Município.
Também foi convidado o diretor da Diretoria de Fiscalização de Infraestrutura do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Bruno Camargo de Holanda Cavalcante, que deverá contribuir com informações técnicas relevantes para a investigação.
Segundo o vereador Fernando Lima, o início das oitivas com ex-gestores e representantes de órgãos de controle marca uma nova etapa da CPI.
“Nosso compromisso é dar transparência ao processo e ouvir todos os agentes que, de alguma forma, tiveram relação direta com os contratos em análise. A sociedade espera respostas e vamos trabalhar para entregá-las com seriedade e responsabilidade”, destacou o presidente da comissão.
Antes desta oitiva, a CPI do Lixo já ouviu o representante do Consórcio Recicle/Aurora, empresa responsável pela coleta de lixo de Teresina, e também Vicente Moreira, da ETURB. As oitivas seguem um calendário definido pelos membros da comissão e deverão, nas próximas semanas, reunir gestores, ex-gestores e técnicos ligados ao tema.
A CPI do Lixo tem como objetivo investigar possíveis irregularidades nas contratações emergenciais da coleta de resíduos sólidos em Teresina durante a gestão anterior.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano