Na sessão ordinária desta terça-feira (09), o vereador Ismael Silva (PP) apresentou sete projetos de lei que abrangem áreas estratégicas para a população de Teresina, com foco em saúde, mobilidade, inclusão social e proteção do patrimônio público.
Entre as iniciativas, destacam-se o Programa de Transação Tributária para Saúde Teresinense, que propõe autorizar a celebração de contratos com instituições privadas para atendimento complementar do SUS mediante compensação de débitos inscritos em dívida ativa, e a autorização para o Programa CNH Social, que viabiliza a primeira habilitação gratuita para pessoas de baixa renda, custeada com recursos de multas de trânsito.
O vereador também propôs a criação da Política Municipal de Capacitação Permanente para o Atendimento Inclusivo no Transporte Coletivo (CAPACITrans), que prevê treinamento obrigatório de profissionais do transporte público sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Na área de cidadania e segurança, Ismael Silva apresentou projeto que institui penalidades contra atos de vandalismo no patrimônio público e outro que proíbe a contratação de shows ou eventos infantojuvenis que façam apologia ao crime ou às drogas.
Outras propostas incluem a determinação para que cartórios divulguem informações sobre gratuidade e isenções previstas em lei em serviços notariais e a autorização para que unidades de saúde filantrópicas abatam dívidas municipais mediante prestação de serviços complementares ao SUS.
Confira os projetos:
Projeto de Lei nº 205/2025
Projeto de Lei nº 206/2025
Projeto de Lei nº 207/2025
Projeto de Lei nº 208/2025
Setembro Surdo é celebrado com debate sobre educação e inclusão
Draga Alana destaca papel do calçamento e asfaltamento na transformação de comunidades em Teresina
João Pereira tem projeto que muda sistema de sirenes em escolas aprovado em plenário
Vereador Ismael Silva apresenta sete projetos em defesa da saúde, inclusão e cidadania em Teresina
Câmara de Teresina promove MasterClass sobre uso da Inteligência Artificial no setor público