As comemorações de dois anos da comunidade aconteceram no sábado (26) com café da manhã. O momento reuniu representantes da OAB, da Igreja e de movimentos sociais no objetivo de discutir soluções para garantir dignidade as 53 famílias que moram no local.

Situada na zona Sul de Teresina, nas proximidades da ponte Engenheiro Antônio Noronha, que liga Teresina a Timon, no Maranhão, a comunidade Beira Rio está numa área pública criada 1977, para assentar famílias que precisavam de moradia. No entanto, nada foi feito pelo poder público municipal para melhorar as condições de moradia das famílias que lá vivem.

“O lugar está sem nenhuma infraestrutura básica. São pessoas extremamente necessitadas morando em barracos. Como representantes do povo, a nossa missão é visitar e ouvir as comunidades. Temos que cobrar do poder público dignidade para os moradores dessas comunidades. Nosso mandato está ao lado dos mais pobres por moradia, por emprego e por justiça social,” desabafa João Pereira.

No dia 14 de abril, uma audiência pública na Câmara Municipal de Teresina, proposta pelo vereador petista, reuniu representantes da sociedade civil organizada, como a Central de Movimentos Populares, Associações e Conselhos Comunitários do Piauí; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Movimento dos Trabalhadores Sem Teto; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teresina; Federação de Bairros do Piauí; e Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviço de Teresina, para discutir regularização fundiária e desapropriação em Teresina.

O debate foi motivado pelo Decreto Municipal Nº 27.769, de 6 de março de 2025, publicado pela Prefeitura de Teresina. O documento proíbe a realização de benfeitorias e obras de urbanização, por parte da gestão municipal de Teresina, em núcleos urbanos informais consolidados após 22 de dezembro de 2016.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano