O vereador Petrus Evelyn ingressou, em 14 de outubro de 2025, com um Mandado de Segurança contra o prefeito Silvio Mendes, com o objetivo de assegurar o direito de acesso às informações públicas garantir o exercício da função fiscalizatória da Câmara Municipal de Teresina.
O parlamentar relatou que diversos ofícios e requerimentos enviados à Prefeitura sobre temas como crise do transporte coletivo, servidores terceirizados fantasmas, contratos da SEMEC e da FMS, e estrutura das unidades de saúde não foram respondidos dentro do prazo legal. Para Petrus, essa omissão viola a Lei Orgânica do Município, a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011)e os princípios constitucionais da publicidade e transparência.
Na ação, o vereador fundamenta seu pedido em precedentes do STF e STJ, especialmente no Tema 832 da Repercussão Geral, que reconhece o direito individual de o vereador obter informações do Executivo e a possibilidade de impetração de mandado de segurança para assegurar esse direito.
Petrus solicita que o Judiciário determine prazo imediato para resposta aos ofícios, sob pena de multa diária, reforçando que “transparência não é favor, é dever". O caso agora segue para análise do Poder Judiciário, e a expectativa é que a decisão obrigue a Prefeitura a fornecer as informações solicitadas, fortalecendo o controle público e a fiscalização legislativa.
Vereadora Lucy Soares leva demandas das comunidades para o superintendente SDU Norte
Vereador Petrus Evelyn impetra Mandado de Segurança para garantir transparência na Gestão Municipal
Técnicos Industriais são homenageados em sessão solene
Melhorias em 10 ruas da Chapadinha Sul são viabilizadas após apoio do vereador Draga Alana
Vereadora Samantha Cavalca retorna à Câmara Municipal de Teresina
Samantha Cavalca e Pedro Alcântara reassumem mandato na Câmara
Câmara concede quatro Títulos de Cidadania nesta sexta-feira (10)
Aprovado o Projeto que institui a Política de Divulgação Pública de Escolas Irregulares em Teresina
Vereador Fernando Lima propõe prorrogação da CPI do Lixo por 60 dias