O parlamentar, em seu projeto, pontua que a atuação de flanelinhas em vias públicas tornou-se um problema recorrente em diversas cidades, incluindo Teresina. A justificativa do projeto considera que, embora muitas pessoas vejam a atividade de guardador autônomo de veículos (flanelinhas) como uma alternativa de sustento, ela é associada a práticas abusivas, como cobrança forçada, coação, intimidação, extorsão (especialmente de mulheres motoristas), danos propositais a veículos e apropriação de espaços públicos.

Além da proibição da atividade, o texto do PL prevê uma multa de R$ 800,00 por infração, que será dobrada em caso de reincidência. A fiscalização será realizada por agentes de fiscalização, guardas municipais e agentes de trânsito. O valor da multa será atualizado anualmente pelo IPCA ou índice equivalente. Os valores arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo Municipal de Segurança Pública ou fundo similar.
O projeto ainda passará pelos seguintes trâmites: leitura em plenário, avaliação nas comissões técnicas, votação em duas etapas no plenário e, por fim, seguirá para a sanção da Prefeitura de Teresina.
Impacto social
O PL dos Flanelinhas prevê, também, a criação de um programa de capacitação e requalificação profissional para guardadores e lavadores autônomos de veículos, a fim de minimizar os impactos sociais oriundos da proibição da atividade. Em caso de aprovação, o programa será desenvolvido em parceria com instituições de ensino, entidades do Sistema S (SENAI, SENAC), escolas técnicas e outros órgãos de capacitação profissional, que deverão ofertar cursos gratuitos em áreas como serviços gerais, mecânica automotiva, segurança patrimonial, jardinagem e atendimento ao público.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano