
O estabelecimento que descumprir as determinações estará sujeito a penalidades
Disponibilizar uma lista de telefones de emergência em estabelecimentos para deixar ao alcance da população números que possam ser utilizados em casos de urgência. Esse é o objetivo do Projeto de Lei apresentado pelo vereador Evandro Hidd (PDT), que determina que condomínios residenciais, empresariais, clubes e estabelecimentos bancários afixem placa informativa com a lista dos telefones emergenciais situados no município de Teresina.
Segundo o Projeto de Lei, as placas informativas devem ter as dimensões de um papel A-4, ter fonte não menor que “24”, ser afixado em local visível ao público e possuir os seguintes telefones emergenciais: Polícia Rodoviária Federal – 191; Polícia Civil – 197; SAMU – 192; Polícia Militar – 190; Defesa Civil – 199; Corpo de Bombeiros – 193; Guarda Civil Municipal – 153; Central de atendimento à mulher – 180; Disque Denúncia – 181; Centro de Valorização à Vida – 188.
“O ato de anotar contatos de emergência pode fazer a diferença em situações de urgência, nas quais não podemos apenas confiar na memória, pois o alto número de informações que chegam até nós contribui com a famosa sensação de “branco”, especialmente se estivermos sob algum tipo de estresse. Logo, esta matéria apresenta o caráter de defesa da cidadania e tem o objetivo de informar, uma vez que esses números deverão ficar em local de fácil visualização, visto que devem ser utilizados em situações de crise, conflito ou urgência”, explica o vereador.
O estabelecimento que descumprir as determinações desta Lei estará sujeito às seguintes penalidades: advertência; multa no valor de R$ 2.000 após comprovada a inexistência do cartaz; ou multa no valor do dobro da aplicada anteriormente, a partir da segunda aplicação de penalidade da multa.
O Projeto de Lei já passou pelas comissões técnicas da Casa Legislativa, foi lido, votado e aprovado em duas votações pelos vereadores em plenário e segue para sanção do Poder Executivo municipal.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano