Na sessão da Câmara Municipal de Teresina, realizada nesta terça-feira (28) a vereadora Samantha Cavalca (PP) votou pela reprovação de todas as prestações de contas da gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.

Conforme as análises do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), as contas referentes ao exercício de 2021 foram aprovadas com ressalvas, enquanto as dos anos de 2022 e 2023 foram reprovadas. Com o voto favorável à reprovação por parte de Samantha Cavalca e da maioria dos vereadores, a Câmara de Teresina acompanhou o parecer da Corte de Contas. A decisão tornará o ex-prefeito inelegível por oito anos, conforme previsto na legislação vigente.
Durante a votação, Samantha Cavalca destacou que sua posição reflete o sentimento da população teresinense.
“Tudo que for colocado referente à gestão de Dr. Pessoa vai contar com a minha reprovação. A população pode contar comigo para reprovar qualquer ato da gestão passada. Não precisa de um parecer técnico para isso, pois basta ouvir a população de Teresina, basta ver o que a capital se tornou na gestão de Dr. Pessoa”, afirmou a vereadora.
A parlamentar também relembrou uma conversa que teve com o ex-prefeito Firmino Filho durante a campanha de 2020.
“Até me recordo de um caso que aconteceu ainda durante a campanha, em 2020, quando conversava com o saudoso Firmino Filho. Eu disse que iríamos perder a eleição, e ele me respondeu que a questão não era o Kleber ganhar, mas sim Teresina perder. E foi dito e feito! Que isso sirva de alerta, pois um voto é importante, faz a diferença e nunca mais podemos cometer o erro de eleger alguém para ser gestor da nossa cidade que não tenha o mínimo de capacidade, de compromisso com a população e de respeito com o erário público.”
Este é o primeiro caso na história política de Teresina em que um ex-prefeito tem suas contas reprovadas pela Câmara e, como consequência, fica inelegível.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano