Vereadores de Teresina pedem auditoria nas contas da Saúde ao Tribunal de Contas do Estado

Publicado em 09/01/2024 11:10
Por: Euro Viveiros

Presidentes da Câmara de Teresina e do TCE-PI segurando o ofício

O presidente Enzo Samuel, junto à Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Teresina (CMT), formalizou, nesta terça-feira (09/01), um pedido de auditoria nas contas da Fundação Municipal de Saúde (FMS), considerando a importância de garantir uma gestão transparente e eficaz dos recursos destinados à pasta.

“Estamos dando continuidade aos nossos trabalhos na busca por soluções para os desafios enfrentados na saúde de Teresina. Hoje, marcamos um passo crucial ao protocolar junto ao Tribunal de Contas do Estado a solicitação de auditoria minuciosa nas contas da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Este é mais um passo para reafirmar nosso compromisso com Teresina e assegurar que os recursos sejam direcionados de maneira coerente e eficiente”, destacou o presidente da Câmara.

O pedido ocorre após reunião da comissão de Constituição e Justiça no dia 02/01

A administração pública enfrenta desafios críticos, destacados pelos parlamentares, incluindo a escassez de medicamentos básicos e a retirada de equipamentos hospitalares devido a pendências financeiras com fornecedores.

O presidente do Tribunal de Contas do Piauí, Kennedy Barros, estimou a conclusão em até 30 dias

Os auditores fiscais conduzirão uma análise minuciosa das planilhas da FMS, abrangendo o período de outubro de 2023 a janeiro de 2024. O foco será nos gastos e nos recursos federais destinados à Saúde.

Após a análise do requerimento, será agendada uma audiência pública para debater a situação da saúde no município

Os vereadores Deolindo Moura (PT), Evandro Hidd (PDT) e Venancio Cardoso (PSDB) estavam presentes na formalização.