
As mudanças esperadas com a implementação da reforma tributária e as projeções de arrecadação para os municípios piauienses foram apresentadas na sexta-feira (31) aos participantes do workshop “Os impactos da reforma tributária na gestão municipal”, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Teresina.

As discussões apontaram a simplificação do sistema tributário, o ganho em eficiência econômica e a redução da burocracia e da competição entre estados e municípios na atração de empresas. Para o vereador Joaquim Caldas, diretor da Escola do Legislativo, iniciativas como o workshop valorizam a formação e o debate sobre gestão pública, fortalecendo o papel da instituição na qualificação.

“Espero que essa reforma possa promover justiça social e contribuir para um governo mais organizado e, acima de tudo, justo para a população, garantindo que mesmo aqueles com menos recursos tenham o essencial para seu bem-estar”, disse o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Deolindo Moura.

O auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Piauí, Matheus Côrtes Cardoso de Andrade, ministrante do painel “Novos critérios de repasses para os municípios”, mostrou o fluxo dos recursos que serão arrecadados pelo Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e explicou como esses valores serão redistribuídos. “É um cenário muito positivo para os municípios do Piauí”.

Para o advogado tributarista Joaquim Caldas Neto, palestrante do tema “Fiscalização tributária municipal: hipóteses de recuperação”, as orientações apresentadas no workshop devem integrar o cotidiano das prefeituras já a partir do próximo ano.

O evento também contou com uma mesa-redonda sobre estratégias de adaptação e gestão municipal, conduzida pelo especialista em Banco de Dados e Desenvolvimento Web Kelveny Andrade, e com uma apresentação sobre os impactos do federalismo fiscal nas empresas e nos municípios, exibida pela contadora Vanessa Mendonça.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano