Nome Completo: Luiz Gonzaga Lobão Castelo Branco
Partido: Movimento Democrático Brasileiro - MDB
Gabinete:
E-mail: ver.luizlobao@teresina.pi.leg.br
Mandatos
Legislatura Nº 19 - TitularLuiz Lobão
Biografia
Luiz Lobão é médico especialista na área de Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pós-graduado na área de Auditoria em Saúde pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Casado, pai de quatro filhos e dois netos. Integrou o quadro médico da Maternidade Dona Evangelina Rosa, onde esteve à frente da Divisão Médica pelo período de quatro anos. Médico auditor do PLAMTA – Teresina, médico da Fundação Municipal de Saúde e diretor-médico da Clínica Leão XIII, localizada no bairro Vila Operária.
Na Câmara Municipal de Teresina (CMT), onde ocupa mandato pela quarta vez, foi primeiro secretário da mesa diretora, exerceu a vice-presidência da Câmara, presidiu a Comissão de Saúde, por duas vezes, foi ainda membro da Comissão de Meio Ambiente e Saneamento Básico e foi presidente da Casa Legislativa. Atualmente é membro da Comissão de Meio Ambiente, Saúde, Saneamento Básico e Assistência Social.
Em sua atuação parlamentar, destaque para a Lei 4.321 de 10 de agosto de 2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento aos pacientes em situação de emergência e urgência nos hospitais da rede privada de saúde; a Lei Mateus, que determina a elevação de faixas de pedestres na porta de escolas, hospitais e templos religiosos visando uma maior segurança aos pedestres.
Foi em seu mandato como presidente da CMT que ocorreu a revitalização do projeto Câmara Itinerante. O projeto tem a importante missão de aproximar os cidadãos do poder legislativo municipal por meio de audiências públicas nas comunidades. Também na sua gestão à frente da presidência da Câmara garantiu a transparência das ações da CMT por meio da efetivação do Portal da Transparência.
Ainda como presidente da CMT autorizou a convocação de 10 candidatos aprovados no Concurso Público realizado pela Câmara Municipal de Teresina em 2012 e promulgou a Lei Nº 4.882, de 29 de março de 2016, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para os servidores públicos permanentes e efetivos dos quadros de pessoal da Casa.
No seu segundo mandato, a convite do prefeito de Teresina, Firmino Filho, presidiu a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Na Fundação, iniciou o maior projeto de qualificação e requalificação da Atenção Básica de Teresina, com a aprovação de recursos para a construção de 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e reforma de 17 já existentes e teve a oportunidade de desenvolver projetos e ações importantes voltadas para a saúde dos teresinenses.
Notícias Relacionadas
Confira a relação de homenageados do Prêmio Mérito Legislativo 2024
Sessão homenageia redução da mortalidade materna no Piauí
Saúde bucal do município tem desafios debatidos em audiência pública
Câmara Municipal de Teresina quer esclarecimentos da FMS e STRANS