
A Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta quarta-feira (16), uma audiência pública para discutir os desafios e estratégias para ampliar a cobertura vacinal das crianças na capital. O debate, proposto pelo vereador João Pereira, reuniu gestores da saúde, representantes de instituições públicas, profissionais da área e entidades parceiras que atuam na proteção da infância.
“A vacinação é uma das medidas mais eficazes de prevenção em saúde pública, responsável pela erradicação e controle de diversas doenças infectocontagiosas. Essa união de esforços vai permitir que Teresina aumente seu índice de vacinação entre as crianças. Esse é o desafio que precisamos enfrentar diariamente, para reduzir as lacunas na cobertura vacinal. Vamos, cada vez mais, discutir estratégias para alcançar 95% de cobertura para nossas crianças. Vacinar é um ato de amor”, afirmou o vereador João Pereira.

O parlamentar também defendeu a criação de um centro de referência em imunização infantil, a implantação do cartão único da criança com o histórico completo de saúde e a agilização de cirurgias eletivas pediátricas, como parte de um plano mais amplo de fortalecimento da política municipal de saúde da criança.
.jpeg?no-cache=1761669155175)
Segundo a coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, médica Isabel Fonteles, primeira-dama do Estado, o programa conseguiu, em dois anos, alcançar as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
“Cada dose aplicada é um passo a mais para um futuro mais saudável, seguro e livre de doenças. A vacina representa um dos maiores recursos para a preservação da humanidade, sendo responsável por erradicar doenças mortais. Nosso estado estava com índice de cobertura vacinal abaixo de 85%. Colocamos como prioridade superar essa realidade, apoiando campanhas de vacinação, como Saúde em Dia, Campanha Nacional de Multivacinação, além de ações de busca ativa vacinal”, disse.
.jpeg?no-cache=1761669171790)
A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, enfermeira Leopoldina Cipriano, destacou as ações voltadas à vacinação infantil na capital, reforçou a importância da imunização para a saúde das crianças e anunciou iniciativas para ampliar a cobertura vacinal.
“Teresina tem o maior índice de vacinação do país, mas não podemos nos conformar. Precisamos garantir os 95% de cobertura preconizados pelo Ministério da Saúde, assim como faz o estado do Piauí. Temos uma equipe forte, resolutiva e presente em todos os bairros. Fazer saúde pública é responsabilidade de toda a sociedade, e essa audiência é fundamental para avançarmos ainda mais nesse objetivo”, afirmou.
A coordenadora de vacinação da FMS anunciou o lançamento do selo “Este Estabelecimento Apoia a Vacinação”, que reconhecerá empresas, instituições e organizações comprometidas publicamente com a promoção da imunização, contribuindo para o fortalecimento das coberturas vacinais na capital.
“Essa mobilização representa um compromisso coletivo com a saúde pública e o bem-estar da população. Ao exibir o selo em seus espaços físicos, os estabelecimentos ajudam a ampliar a conscientização sobre a importância da vacina e a elevar as coberturas vacinais”, completou.
.jpeg?no-cache=1761669251102)
Entre os encaminhamentos apresentados durante a audiência estão a ampliação da rede de atenção à saúde infantil, o fortalecimento da Frente Parlamentar da Primeira Infância, a integração de dados vacinais com outros sistemas de saúde e a realização de mutirões de vacinação nas zonas rural e urbana.
Ao encerrar a audiência, João Pereira destacou que o relatório final do encontro será encaminhado à FMS e ao Ministério da Saúde, servindo de subsídio para políticas públicas e programas de recuperação vacinal.
Vereadora Lucy Soares protocola projeto para proporcionar acessibilidade para crianças especiais
Vereadora Lucy Soares leva demandas das comunidades para o superintendente SDU Norte
Audiência pública discute a ampliação vacinação infantil na capital
Vereador Petrus Evelyn impetra Mandado de Segurança para garantir transparência na Gestão Municipal
Técnicos Industriais são homenageados em sessão solene