Câmara Municipal de Teresina quer esclarecimentos da FMS e STRANS

Publicado em 05/10/2023 11:07
Por: Euro Viveiros

Na última sessão plenária, desta quarta-feira (05), a Câmara Municipal de Teresina aprovou dois requerimentos de convocação de gestores municipais, que têm como objetivo obter esclarecimentos sobre a administração dos recursos públicos e as ações planejadas pela Prefeitura da cidade.

O vereador Ismael Silva (PSD) foi o responsável pela iniciativa.

Os gestores convocados são o Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ari Ricardo Da Rocha Gomes Ferreira, e o Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), Bruno Migliano Pessoa.

O vereador Ismael Silva (PSD), foi o responsável pela iniciativa, contando com a coautoria do vereador Luiz Lobão (MDB). Ambas as convocações visam obter esclarecimentos detalhados sobre a aplicação dos recursos públicos, mais especificamente aqueles provenientes do crédito suplementar no montante de mais de R$147 milhões, aprovado pela Prefeitura e destinado à Fundação Municipal de Saúde.

O Presidente da FMS, Ari Ricardo Da Rocha Gomes Ferreira, será chamado a prestar informações sobre o cronograma de utilização desses recursos, bem como os detalhes referentes à destinação desses valores. A situação financeira da Fundação também será objeto de questionamentos, especialmente em virtude da atual crise na área da saúde que a cidade enfrenta.

Por outro lado, a convocação do Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Bruno Migliano Pessoa, busca esclarecer dúvidas em relação à recente divulgação sobre a possível aquisição de ônibus novos e seminovos para Teresina. Os vereadores desejam conhecer minuciosamente os procedimentos que envolveram o processo licitatório e compreender como a prestação desse serviço será efetivamente implementada na prática.

Sobre as convocações o vereador Ismael Silva comentou: "Na oportunidade, vamos indagar quais as prioridades da FMS na alocação desses recursos e buscar informações quanto à realidade financeira da Fundação, visto que há uma crise grave na saúde municipal. Já a convocação do Superintendente da STRANS, foi sugerida com o objetivo de sanar dúvidas quanto à possível aquisição de ônibus novos e seminovos para a Cidade de Teresina. Queremos saber como se deu todo o processo licitatório e como funcionará, na prática, a prestação deste serviço.", comentou.

A transparência na gestão pública e a busca por informações que permitem uma melhor fiscalização dos recursos e serviços oferecidos à população de Teresina. A expectativa é de que as respostas obtidas possam contribuir para aprimorar a administração municipal e atender às necessidades da comunidade.