Uma importante conquista para a segurança da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi encaminhada nesta sexta-feira (06), em reunião entre o vereador Venâncio Cardoso, o secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, e a reitora da UFPI, Nadir Nogueira. O encontro, que contou com a participação de representantes da gestão universitária, entidades estudantis e sindicais, foi resultado direto da audiência pública realizada pelo vereador no último dia 05 de maio, na Câmara Municipal de Teresina.
Durante a reunião, foi oficializado o acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí e a UFPI, com o objetivo de ampliar a vigilância, o monitoramento e o combate à violência dentro e no entorno do campus Ministro Petrônio Portella. O plano inclui a instalação de câmeras de segurança com tecnologia de videomonitoramento inteligente, compartilhamento de dados com os sistemas da segurança estadual e a presença mais efetiva de rondas policiais.
“Essa ação é fruto de diálogo e compromisso. Ouvimos estudantes, professores, técnicos e autoridades de segurança, e estamos construindo, juntos, soluções reais. A audiência pública foi o início de um movimento coletivo em defesa da comunidade universitária. Agora, damos um passo concreto com esse acordo, que representa mais proteção, mais inovação e mais dignidade para quem estuda e trabalha na UFPI”, destacou o vereador Venâncio.
O secretário Chico Lucas ressaltou os dados que indicam uma queda significativa nos casos de furtos e roubos na área da universidade, além de anunciar que o Estado investirá cerca de R$ 3 milhões em inovação tecnológica por meio da FADEX. Esses recursos serão aplicados em sistemas de segurança, incluindo o projeto de modernização da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPI e a proteção de dados sensíveis.
A reunião contou ainda com a presença do vice-reitor Edmilson Miranda, do prefeito universitário Marco Antonio Mastrangelo , do diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Jossivaldo de Carvalho, da professora Bárbara Johas (ADUFPI), do representante do SINTUFPI, Bartolomeu Carvalho, e da estudante Maria Gabryella, do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Entre os principais encaminhamentos, destacam-se: Instalação de câmeras inteligentes em pontos estratégicos da universidade, compartilhamento de dados e imagens com os sistemas da SSP, a ampliação das rondas de segurança, sobretudo nos horários de maior fluxo de estudantes e a participação da comunidade acadêmica na construção das políticas de segurança.
“Não se trata apenas de segurança patrimonial, mas de garantir o direito de ir e vir, de estudar e ensinar com tranquilidade. Precisamos pensar estrategicamente onde a segurança precisa estar e como usar a inovação para proteger quem mais precisa dela”, afirmou a professora Bárbara Johas, da ADUFPI.
A UFPI, por meio de seus gestores e representantes, reafirmou o compromisso de integrar o corpo técnico da universidade na formulação de um plano de ação de curto, médio e longo prazo, com base na expertise dos seus pesquisadores.
Representantes comerciais do Piauí são homenageados em sessão solene
Leônidas Júnior propõe transporte para catadores em Teresina chegarem aos pontos de coleta de lixo
Vereador Leôndidas Júnior apresenta projeto que exige carteira de vacinação para matrícula escolar em Teresina
Em audiência pública, FMS apresenta relatório de contas da saúde do 2º quadrimestre de 2025
Sessão solene reconhece atuação do Centro Maria Imaculada no tratamento da hanseníase
Vereadora Ana Fidelis tem dois projetos que ampliam direitos de pacientes na saúde aprovados