Foi oficialmente instaurada nesta terça-feira (27) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar o endividamento da Prefeitura de Teresina, que já ultrapassa os R$ 3 bilhões. A iniciativa partiu do vereador Dudu (PT), que apresentou requerimento com base no Regimento Interno da Casa Legislativa e no artigo 58, §3º, da Constituição Federal. A CPI recebeu o apoio de 13 parlamentares, superando o número mínimo necessário de assinaturas para sua abertura.
De acordo com dados apresentados pelo prefeito Silvio Mendes em coletiva de imprensa, o total da dívida da Prefeitura chega a R$ 3.067.631.580,40, incluindo obrigações de curto e longo prazo, além de débitos da Fundação Municipal de Saúde com fornecedores.
Para o vereador Dudu, a instalação da CPI é um passo fundamental para garantir transparência na gestão pública. "Nosso dever é investigar, com responsabilidade e transparência. verificar se houve ilegalidades, e, principalmente, apontar soluções para proteger os serviços públicos essenciais. Com este instrumento, nós ajudaremos a atual gestão a solucionar os atuais problemas”, afirmou o parlamentar.
A CPI terá como foco principal:
Analisar a origem e evolução das dívidas municipais;
Verificar a legalidade das operações financeiras e contratuais realizadas pela Prefeitura;
Investigar eventuais atos de improbidade administrativa e violações à Lei de Responsabilidade Fiscal;
Apontar responsáveis pelo comprometimento das finanças públicas;
Recomendar providências legais e administrativas, inclusive com envio de relatórios ao Ministério Público e Tribunais de Contas.
Com a CPI já instalada, os próximos passos envolvem a definição dos membros da Comissão, respeitando a proporcionalidade partidária, e a organização dos trabalhos investigativos.
Representantes comerciais do Piauí são homenageados em sessão solene
Leônidas Júnior propõe transporte para catadores em Teresina chegarem aos pontos de coleta de lixo
Vereador Leôndidas Júnior apresenta projeto que exige carteira de vacinação para matrícula escolar em Teresina
Em audiência pública, FMS apresenta relatório de contas da saúde do 2º quadrimestre de 2025
Sessão solene reconhece atuação do Centro Maria Imaculada no tratamento da hanseníase
Vereadora Ana Fidelis tem dois projetos que ampliam direitos de pacientes na saúde aprovados