Foi oficialmente instaurada nesta terça-feira (27) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar o endividamento da Prefeitura de Teresina, que já ultrapassa os R$ 3 bilhões. A iniciativa partiu do vereador Dudu (PT), que apresentou requerimento com base no Regimento Interno da Casa Legislativa e no artigo 58, §3º, da Constituição Federal. A CPI recebeu o apoio de 13 parlamentares, superando o número mínimo necessário de assinaturas para sua abertura.
De acordo com dados apresentados pelo prefeito Silvio Mendes em coletiva de imprensa, o total da dívida da Prefeitura chega a R$ 3.067.631.580,40, incluindo obrigações de curto e longo prazo, além de débitos da Fundação Municipal de Saúde com fornecedores.
Para o vereador Dudu, a instalação da CPI é um passo fundamental para garantir transparência na gestão pública. "Nosso dever é investigar, com responsabilidade e transparência. verificar se houve ilegalidades, e, principalmente, apontar soluções para proteger os serviços públicos essenciais. Com este instrumento, nós ajudaremos a atual gestão a solucionar os atuais problemas”, afirmou o parlamentar.
A CPI terá como foco principal:
Analisar a origem e evolução das dívidas municipais;
Verificar a legalidade das operações financeiras e contratuais realizadas pela Prefeitura;
Investigar eventuais atos de improbidade administrativa e violações à Lei de Responsabilidade Fiscal;
Apontar responsáveis pelo comprometimento das finanças públicas;
Recomendar providências legais e administrativas, inclusive com envio de relatórios ao Ministério Público e Tribunais de Contas.
Com a CPI já instalada, os próximos passos envolvem a definição dos membros da Comissão, respeitando a proporcionalidade partidária, e a organização dos trabalhos investigativos.
CPI do Déficit Bilionário ouve ex-secretários de Finanças
Draga Alana reforça compromisso com a população de Teresina e destaca atuação durante o recesso parlamentar
Votação de projetos e manifestação de pesar marcam retorno das atividades no plenário da CMT nesta terça-feira (5)
Atividades no plenário são retomadas nesta terça (5) com discussão sobre emendas e orçamento
Draga Alana destaca criação de emenda de bancada na LDO e defende atuação coletiva em defesa de Teresina
Nova lei amplia transparência nas unidades de saúde da capital