Câmara Municipal de Teresina aprova projeto sobre prevenção de doenças cardíacas

Publicado em 08/04/2024 08:16

Nesta quinta-feira (04), foi aprovado, na Câmara Municipal de Teresina, a implementação do Setembro Vermelho no calendário municipal. O projeto de lei, de autoria do vereador Dudu Borges (PT), busca aumentar a conscientização sobre as doenças cardiovasculares no município de Teresina e foi aprovado de forma unânime pela Casa.

“As doenças cardiovasculares, incluindo o acidente vascular cerebral (AVC), constituem um desafio significativo para a saúde pública mundial. Essas condições afetam milhões de pessoas, ocasionando sofrimento humano, custos econômicos elevados e impactos adversos na qualidade de vida”, explicou o vereador Dudu após a sessão ordinária na Câmara Municipal de Teresina.

Conforme dados do SUS, o Brasil registrou um aumento de 25% no número de internações por infarto nos últimos seis anos, aumentando de 80 mil casos em 2016 para mais de 100 mil em 2022. O projeto sobre a campanha Setembro Vermelho, aprovado na sessão extraordinária, agora será encaminhado para sanção do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Segundo o projeto, devem ser promovidas palestras em espaços públicos, com a distribuição de material informativo e a realização de campanhas educativas sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. “Embora essa campanha já seja promovida em âmbito nacional, com este projeto, almejamos ampliar sua eficácia em nosso município. A prevenção e a conscientização são essenciais para diminuir a incidência dessas doenças e promover a saúde da população”, finalizou o parlamentar.