“Embora o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026 apresente direcionamento técnico compatível com a legislação fiscal, a proposta deve indicar prioridades para populações vulneráveis, como, também, apresentar políticas inclusivas”, justificou o vereador João Pereira ao apresentar as emendas.

O parlamentar petista apresentou seis emendas à LDO. Entre elas, tem a que destina recursos ao fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência, com apoio aos Centros de Referência da Mulher (CRMs); a que promove o desenvolvimento integral da Primeira Infância, com foco na expansão da rede pública de creches; a que reserva recursos para a reestruturação dos Conselhos Tutelares; a que autoriza o Poder Executivo criar Fundo Municipal de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Produção Rural Sustentável; e a que prever dotação orçamentária específica para garantir aos servidores públicos municipais o aumento real em suas remunerações.
As emendas foram protocoladas na quarta-feira (25), último dia do prazo para apresentação. O vereador João Pereira (PT) foi o único parlamentar a apresentar sugestões ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A informação foi confirmada na reunião da Comissão de Orçamento, realizada na sexta-feira (27).
O projeto da LDO costuma sofrer modificações antes da votação final. Essas alterações são elaboradas pela Mesa Diretora da Câmara com base nos pareceres técnicos da equipe legislativa da Casa. O objetivo é adequar o texto às necessidades administrativas e garantir conformidade com a legislação vigente.
A apresentação do relatório final da LDO deve acontecer na sessão de terça-feira (01). Pelo regime interno da Câmara Municipal, o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser votado até o dia 15 de julho.
Lei que institui o Dia Municipal do Dragueiro é sancionada e já integra o calendário oficial de Teresina
Projeto de Lei que determina instalação de bebedouros públicos é aprovado em Teresina
Seis personalidades recebem título de cidadania da Câmara
Audiência pública debate o papel dos rios Parnaíba e Poti no desenvolvimento da capital
Petrus Evelyn critica veto do prefeito Silvio Mendes ao projeto que prevê divulgação de escolas irregulares
Sessão solene homenageia Dia do Conselheiro Tutelar
Vereadores iniciam discussões sobre o PLOA 2026: orçamento prevê mais de R$ 6 bilhões para o próximo ano