De acordo com uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), divulgada em janeiro de 2024, o número de adeptos ao cigarro eletrônico, ou vapes, aumentou cerca de 600% entre 2018 e 2023 no Brasil. Apesar da crescente popularidade, em Teresina, o uso desses dispositivos é proibido em locais fechados através da modificação na Lei Municipal 4034/2010, em vigor desde 2021.
A proposta de limitação do uso dos vapes é de autoria do vereador Dudu (PT) e visa preservar a saúde pública, especialmente das pessoas que não utilizam o cigarro eletrônico. "Com esses ajustes na Lei Municipal de 2010, buscamos assegurar principalmente o direito do cidadão que não fuma, de não consumir o produto indiretamente, especialmente em locais fechados onde a circulação de ar é reduzida. Aqueles que quiserem utilizar têm o direito, mas em locais adequados e respeitando quem não faz uso de cigarros. Precisamos garantir que as pessoas que não usam esses dispositivos, por qualquer motivo, não precisem inalar o vapor que eles liberam, pois isso pode ser prejudicial à saúde no futuro", destaca o parlamentar.
A lei, sancionada em 30 de novembro de 2021, também estende a proibição a narguilés em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados. Vale ressaltar que a venda de cigarros eletrônicos no Brasil é proibida pela ANVISA desde 2009.
Melhorias em 10 ruas da Chapadinha Sul são viabilizadas após apoio do vereador Draga Alana
Vereadora Samantha Cavalca retorna à Câmara Municipal de Teresina
Câmara concede quatro Títulos de Cidadania nesta sexta-feira (10)
Aprovado o Projeto que institui a Política de Divulgação Pública de Escolas Irregulares em Teresina
Vereador Fernando Lima propõe prorrogação da CPI do Lixo por 60 dias
Dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias é comemorado em sessão solene
Vereador Carpejanne Gomes reforça pedido de ampliação do Hospital São Carlos Borromeo no Piauí Saúde Digital
Representantes comerciais do Piauí são homenageados em sessão solene