A Câmara Municipal de Teresina aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (26), o Projeto de Lei do vereador Venâncio Cardoso (PT), que dispõe sobre a disponibilização de atendimento psicológico ao responsável, atendente pessoal e familiar de pessoa com deficiência. O projeto segue agora para sanção do prefeito.
A iniciativa busca garantir suporte emocional e psicológico para aqueles que exercem o papel fundamental de cuidar, muitas vezes enfrentando desafios como sobrecarga física e emocional, afastamento do mercado de trabalho e falta de políticas públicas voltadas a essa realidade.
De acordo com o texto aprovado, o atendimento psicológico deverá ocorrer, preferencialmente, no mesmo dia, horário e local que o ente familiar ou assistido, facilitando o acesso e evitando deslocamentos adicionais.
O vereador Venâncio Cardoso destacou a importância do projeto, ressaltando a necessidade de olhar com mais atenção para os cuidadores de pessoas com deficiência.
“Durante minhas visitas às casas em Teresina, conheci muitas mães que cuidam sozinhas de seus filhos com deficiência. A grande maioria delas enfrenta dificuldades que vão além do cuidado diário: abandono, sobrecarga emocional e a falta de políticas públicas que as amparem. Esse projeto é um passo fundamental para garantir que esses cuidadores tenham suporte psicológico, pois ninguém consegue cuidar bem se não estiver bem. Agora, esperamos a sensibilidade do prefeito Dr. Silvio Mendes para sancionar essa lei e assegurar esse direito tão necessário,” afirmou Venâncio.
O projeto representa um avanço significativo no apoio aos cuidadores de pessoas com deficiência em Teresina, reconhecendo a necessidade de acolhimento e suporte emocional para que possam continuar desempenhando esse papel essencial com mais qualidade de vida
Representantes comerciais do Piauí são homenageados em sessão solene
Leônidas Júnior propõe transporte para catadores em Teresina chegarem aos pontos de coleta de lixo
Vereador Leôndidas Júnior apresenta projeto que exige carteira de vacinação para matrícula escolar em Teresina
Em audiência pública, FMS apresenta relatório de contas da saúde do 2º quadrimestre de 2025
Sessão solene reconhece atuação do Centro Maria Imaculada no tratamento da hanseníase
Vereadora Ana Fidelis tem dois projetos que ampliam direitos de pacientes na saúde aprovados