A Câmara Municipal de Teresina homenageou, nesta segunda-feira (24), os 54 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com uma sessão solene que reconheceu o papel da instituição na formação de cidadãos e no desenvolvimento acadêmico, científico e cultural. A celebração, proposta pelos vereadores Enzo Samuel, Venâncio Cardoso, Pedro Alcântara e Dudu, ocorreu às 11h, no plenário da Casa.
A solenidade teve início com a execução do Hino de Teresina pela estudante com deficiência visual da UFPI, Beatriz Rodrigues (voz), acompanhada pelo técnico de música Luciano Silva (teclado). Em seguida, o vereador Venâncio Cardoso falou da importância da UFPI para a formação de profissionais altamente qualificados, como mestres e doutores, que dedicam suas carreiras ao avanço do conhecimento e ao progresso da sociedade.
“Em pouco mais de cinco décadas, a UFPI se tornou um marco do desenvolvimento intelectual, social e econômico. A UFPI é a base de conhecimento necessária para impulsionar o crescimento do nosso estado. Assim como o investimento empresarial é o capital social para iniciar um negócio, a UFPI investe no capital humano, gerando inovação e pensamento crítico. Com muito orgulho, sou filho do professor Cardoso, que se aposentou em 2015 no departamento de Estruturas do Centro de Tecnologia”, disse Venâncio.
A magnífica reitora, professora Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, primeira mulher a ocupar a posição de reitora na instituição, fez um retrospecto dos marcos importantes da UFPI desde sua fundação, em 1º de março de 1971, até os dias atuais. Ela destacou a criação do Hospital Universitário e a expansão dos campi em Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus e Parnaíba, sendo que este último foi desmembrado para formar a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
“A UFPI expandiu suas pesquisas científicas e passou a participar ativamente de redes acadêmicas nacionais e internacionais, ampliando sua influência e sua produção de conhecimento. Hoje, a universidade oferece 89 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, 68 cursos de mestrado e doutorado, além de diversas especializações. Esse avanço só foi possível graças ao estabelecimento de parcerias importantes com instituições nacionais e internacionais de pesquisa, além da participação ativa em editais que promovem a pesquisa e a inovação”, comemorou a reitora.
O pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI, professor Dr. Marcos Lira, listou os seis pesquisadores incluídos na lista dos mais influentes do mundo, em 2022, pela Universidade de Stanford, elevando a instituição piauiense ao patamar das mais renomadas do cenário global.
"Nos anos recentes, a UFPI se consolidou como uma instituição de excelência. O legado e o impacto social da UFPI, refletidos em seu reconhecimento nacional e internacional, são evidenciados pelas suas pesquisas inovadoras e aplicadas. Hoje, a UFPI é mais do que uma instituição de ensino; é um símbolo de progresso, inovação e compromisso com o futuro. Seu legado se fortalece a cada conquista. A UFPI segue firme em sua missão de formar cidadãos qualificados, produzindo conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, finalizou Marcos Lira.
Entre os representantes da UFPI, estavam o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, e as pró-reitoras Larissa Mendes (Administração), Gardênia Cabral (Ensino de Graduação) e Waleska Albuquerque (Extensão e Cultura). Também participaram a Superintendente de Tecnologia e Informação, Clédjan Torres, a Superintendente de Comunicação Social, Jacqueline Dourado, e o Superintendente de Recursos Humanos, Alexandre Rabelo Neto.
A cerimônia contou ainda com a presença de diretores acadêmicos e administrativos da UFPI, como os professores Vitor Sandes (diretor do Centro de Ciências Humanas - CCHL), Humberto Soares (diretor do Centro de Ciências da Natureza - CCN), Mykael Cardoso (presidente da Coordenadoria Permanente de Seleção - Copese), Marcelo Campos (diretor do Hospital Veterinário da UFPI - HVU), Poliana Fonseca (coordenadora geral de Estágios da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PREG), Djanira Cunha (coordenadora de Desenvolvimento e Acompanhamento Curricular da PREG), Gleison Monteiro (diretor Administrativo Acadêmico da PREG), Albemerc Moraes (diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia-NINTEC), Danielle Araújo (coordenadora de Cursos de Formação Profissionais e Políticas Sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura-PREXC) e dos professores Flávia Lorenne e Plínio Macêdo,
Também participaram da solenidade Rossana Maria Carvalho Seixas, diretora-geral da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA), que representou Raimundo Júnior, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI). Além disso, estiveram presentes o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, e o diretor executivo da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Ribeiro Júnior.
Projeto do Pelotão Escolar da Guarda Municipal é aprovado e deverá contar com viaturas exclusivas em Teresina
Samantha Cavalca propõe criação de Escola Municipal de Trânsito com projeto de decreto
Vereadora Samantha Cavalca discute avanços para a Guarda Municipal com Secretário de Segurança
Alunos da Escola Ambiental 15 de Outubro visitam a Câmara Municipal
Câmara debate regularização fundiária e desapropriação em Teresina, proposta de João Pereira (PT)
Vereadora Lucy Soares participa de reunião na Strans
Draga Alana destaca pavimentação em mais de 20 bairros de Teresina