Enzo Samuel

Nome Completo: Enzo Samuel Alencar Silva

Partido: Partido Democrático Trabalhista - PDT

Gabinete:

E-mail: ver.enzosamuel@teresina.pi.leg.br

Redes Socias:

Mandatos

Legislatura Nº 19 - Titular

Enzo Samuel

Biografia

Enzo Samuel Alencar Silva, 38 anos, nasceu em Teresina e atualmente está em seu segundo mandato como vereador, sendo o presidente da Câmara Municipal de Teresina. Filho de um funcionário de carreira dos Correios e de uma contadora, Enzo deu início à sua militância política como assessor jurídico do Diretório Central dos Estudantes da UFPI. Especializado em direito previdenciário e trabalhista, o advogado destacou-se por sua atuação no movimento comunitário na zona norte, nos bairros Água Mineral, Residenciais Jacinta Andrade, Dilma Rousseff e Vila das Torres.

Sua atuação abrange diversas áreas, incluindo o movimento comunitário, a luta por educação e saúde, o voluntariado social, bem como o apoio a projetos culturais e esportivos. Ele foi eleito pela primeira vez em 2 de outubro de 2016, com 2.594 votos, e em 2020 filiou-se ao PDT, sendo reeleito com 4.342 votos.

Enzo Samuel acredita que a construção de um mandato popular, democrático e participativo pode transformar Teresina em uma cidade mais humana e melhor para sua população.

Como presidente da Câmara Municipal de Teresina, o vereador Enzo Samuel (PDT) tem consolidado sua liderança na capital piauiense. Sua atuação se destaca tanto no trabalho social quanto na gestão eficiente, sendo elogiado pelos servidores pelo "modo Enzo de trabalhar". Uma marca de sua gestão foi o programa de aposentadoria voluntária da Casa e a previsão de concurso para o final de 2024.

Suas ações têm sido bem recebidas pela população teresinense, sendo reconhecido como um político jovem, dinâmico e comprometido com as causas sociais. Sua popularidade está em ascensão, sendo apontado como um dos principais nomes para as eleições de 2024.

Projetos e Iniciativas a frente da Câmara:

  • O Projeto Câmara em Ação, promovido pela Câmara Municipal de Teresina, busca levar serviços de cidadania e qualificação profissional para a população de baixa renda da capital, beneficiando mais de 10 mil pessoas em quatro edições.
  • O Projeto Qualifica Piauí, do Governo do Estado, oferece cursos de qualificação profissional gratuitos para a população.
  • A Carreta Saúde da Mulher, parte do projeto Câmara em Ação, funciona em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, realizando exames e buscando ativamente mulheres por meio das unidades básicas de saúde e equipes de saúde da família, além do Sesc Saúde da Mulher.
  • O Projeto Neuro em Ação, integrado ao projeto Câmara em Ação, amplia o acesso ao diagnóstico precoce das condições que afetam o neurodesenvolvimento infantil.
  • O retorno do Projeto “Escola na Câmara” oferece visitas guiadas ao Poder Legislativo, contribuindo para a formação cidadã de crianças, jovens e adolescentes, permitindo que compreendam o funcionamento do Poder Legislativo municipal e o papel dos vereadores na construção de uma cidade melhor.
  • Programa de Aposentadoria Voluntária da Câmara a previsão de concurso para final de 2024